top of page

5 Consequências de comer rápido

Comer rápido e não mastigar o suficiente, em geral, pode fazer com que coma mais calorias e por isso poderá aumentar o peso, além de produzir outros problemas como má digestão, azia, gases ou barriga inchada, por exemplo.

Comer rápido de mais faz com que o estômago não tenha tempo de enviar sinais ao cérebro de que está cheio e que é momento de parar, o que, normalmente, demora entre 15 a 20 minutos, resultando em uma maior ingestão de alimentos.


Assim, algumas consequências de comer rápido podem ser:


1. Aumento de peso

O cérebro e o estômago trabalham em conjunto para controlar o apetite, mas este processo não é instantâneo. Ao comer rapidamente, não se permite que os sinais de saciedade sejam transmitidos para o cérebro, os quais demoram 15 a 20 minutos a chegar, indicando que já não é preciso mais comida porque já se está cheio. Isto faz com que se ingira maior quantidade de alimentos, consumindo mais calorias das que o corpo precisa, armazenando-as em forma de gordura e fazendo com que a pessoa engorde.


2. Má digestão

Quando se come rápido existe um aumento do risco de indigestão, porque a comida não é mastigada corretamente, demorando mais tempo para ser digerida pelo estômago, causando sintomas, como sensação de azia ou ardor, refluxo e sensação de estômago pesado, por exemplo.


3. Barriga inchada

O fato de comer rápido de mais pode causar distensão abdominal, devido a dois fatores, primeiramente a que o processo de digestão é mais lento, por engolir pedaços de comida maiores, fazendo com que o trânsito intestinal fique mais lento, e segundo, é mais fácil engolir ar fazendo com que a barriga fique inchada, causando eructação ou flatulência.


4. Aumento do risco de doenças cardíacas

Uma vez que comer rápido pode levar ao aumento do peso, existe um maior risco de desenvolver doenças cardíacas, especialmente se a gordura se acumular na região abdominal. Isto acontece porque o excesso de gorduras no sangue facilita a formação de placas de gordura que podem dificultar a passagem do sangue e até se desprender e obstruir os vasos, gerando um AVC ou enfarte, por exemplo.

Geralmente, outras doenças que estão relacionadas incluem, tensão arterial alta, aumento de triglicerídeos no sangue, e aumento do colesterol.


5. Aumento do risco de diabetes

Comer rapidamente faz com que uma hormona a insulina, que é responsável por regular a entrada do açúcar do sangue nas células, eleve os seus níveis variando a quantidade de açúcar no sangue, que em conjunto com o aumento de peso e da gordura abdominal pode desenvolver ao longo do tempo diabetes.


Algumas dicas para comer mais devagar, melhorar a digestão e diminuir o risco de obesidade incluem:


- Dedicar à refeição pelo menos 20 minutos, em um local calmo e sem barulho;

- Estar concentrado na refeição, evitando distrações, como comer em frente à televisão ou na mesa de trabalho, por exemplo;

- Cortar os alimentos em pedaços menores, para que sejam mais fáceis de mastigar e mastigar bem cada alimento;

- Parar entre cada garfada, para refletir se está cheio ou não.


https://www.tuasaude.com/consequencias-de-comer-rapido/

Por: Susana Pereira, Nutricionista do clube de saúde Kalorias Braga, membro efetivo da Ordem dos Nutricionistas nº1762N.

223 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page