• KALORIAS

Adoçantes: sim ou não?



Os adoçantes, ou edulcorantes, são substâncias utilizadas para substituir o açúcar, com um poder adoçante muito superior ao açúcar. Existem dois tipos de adoçantes: os adoçantes calóricos (com uma quantidade de calorias significativamente menor do que o açúcar – exemplos: polióis e stevia) e os adoçantes não calóricos (sem calorias – exemplos: sacarina, aspartame, ciclamato,…).


Devemos ter em conta que:

· Sem açúcar não significa zero calorias: Alguns alimentos com edulcorantes não contêm açúcar, mas isso não significa que sejam menos calóricos. Por vezes, têm outros açúcares (frutose ou glucose, por exemplo) ou gordura no seu lugar.

· Não devemos usar os adoçantes como compensação alimentar: “O refrigerante não tem açúcar, por isso posso comer um bolo” – esta desresponsabilização alimentar leva, de alguma forma, a um compensação noutros alimentos mais doces e calóricos ou então no consumo a dobrar dos produtos ditos “light”.

· O uso correto das bebidas/alimentos light, sem compensação abusiva noutros densamente calóricos, ocasionalmente e em substituição de habituais produtos açucarados, pode ser visto de forma positiva, dado que esta troca leva a um menor consumo calórico e, por sua vez, a uma melhor gestão do peso corporal.

· Depois de consumidos, e ao contrário do açúcar, os adoçantes não conseguem estimular as hormonas responsáveis pela diminuição da velocidade do esvaziamento gástrico e supressão do apetite. Além disso, dado a perceção do sabor doce não corresponder à ingestão de calorias, alguns estudos (apesar de não comprovados) apontam que pode resultar numa insuficiente ativação do sistema de recompensa cerebral, o que faz com que a procura de alimentos doces continue.

· E a médio e a longo prazo? Há prejuízo no seu consumo? Sim. A exposição crónica a estes adoçantes pode desregular o nosso controlo glicémico devido a alterações na nossa flora intestinal. Há também alguns estudos que indicam um aumento de risco de cancro com o consumo destas substâncias a longo prazo.

· E os adoçantes naturais? O Stevia parece ter efeitos interessantes na diminuição da pressão arterial em hipertensos e melhoria do controlo glicémico em diabéticos. Alternativa igualmente positiva são os polióis com um impacto muito reduzido na glicemia e nas cáries dentárias, para além de apresentarem apenas metade do açúcar.


Concluindo:

· Não devemos consumir edulcorantes (artificiais) idealmente.

· Sim, se está a tentar perder peso, em substituição de um produto que já iria consumir, a alternativa “light” com menor teor de calorias, pode ser opção, pontualmente.


Por: Ana Dias: Nutricionista do clube de saúde Kalorias Gaia, membro efetivo da Ordem dos Nutricionistas nº2594N.

0 visualização

Faça parte da nossa lista de emails.

Escolha a(s) newsletter(s) que gostaria de receber:

  • Branca Ícone Instagram
  • Branca Ícone LinkedIn

Os Nossos Parceiros:

965Prancheta-1
456Prancheta-1
89Prancheta-1
99Prancheta-1
94Prancheta-1
76Prancheta-1
65Prancheta-1
49Prancheta-1
51Prancheta-1
23Prancheta-1
43Prancheta-1
27Prancheta-1
25Prancheta-1
19Prancheta-1
16Prancheta-1
parceirosPrancheta-1
12Prancheta-1
7Prancheta-1
07Prancheta-1
6Prancheta-1
5Prancheta-1
2Prancheta-1
3Prancheta-1
4Prancheta-1
1Prancheta-1
965Prancheta-1
456Prancheta-1
89Prancheta-1
99Prancheta-1
94Prancheta-1
76Prancheta-1
65Prancheta-1
49Prancheta-1
51Prancheta-1
23Prancheta-1
43Prancheta-1
27Prancheta-1
25Prancheta-1
19Prancheta-1
16Prancheta-1
parceirosPrancheta-1
12Prancheta-1
7Prancheta-1
07Prancheta-1
6Prancheta-1
5Prancheta-1
2Prancheta-1
3Prancheta-1
4Prancheta-1
1Prancheta-1

© KALORIAS 2020 Todos os direitos reservados.