O ómega 3 é uma gordura polinsaturada muito benéfico e essencial para o organismo. É obtida através da alimentação ou suplementação alimentar, uma vez que o corpo não consegue sintetiza-la.
Existem várias formas de ómega 3, ácido eicosapentaenóico (EPA), ácido docosahexaenoico (DHA) que apesar de apresentarem estruturas semelhantes, exercem funções diferentes e muito importantes. O EPA atua na saúde cardiovascular, enquanto que o DHA essencial na função cerebral.
É um anti-inflamatório natural que acarreta diversos benefícios:
· Ação anti-inflamatória;
· Fortalece o sistema imunitário;
· Regulação da tensão arterial;
· Regulação da coagulação sanguínea;
· Ação na redução dos níveis de colesterol e triglicéridos no sangue;
· Manutenção dos níveis de testosterona que regula a recuperação muscular.
Função essencial na saúde cerebral, cerca de 60% do cérebro é constituído por gordura (ómega 3). A deficiente ingestão desta gordura está associada à perda de memória e depressão no idoso.
Entre os diversos benefícios, é uma boa fonte de energia, atua na absorção de vitaminas lipossolúveis (vitamina A, D, E e K) a nível intestinal.
Na gravidez, previne o parto prematuro e melhora o desenvolvimento neurológico da criança. Reduz o risco de alergia e asma na criança. A suplementação pode ser efetuada durante a fase de amamentação para suprir as necessidades acrescidas da mãe e do filho.
Algumas das principais fontes de ómega 3 estão presentes em peixe de mar (sardinha, arenque, salmão e atum), algas marinhas, sementes de linhaça e chia e nozes.
Por: Maria Carlos Marcelo: Nutricionista do clube de saúde Kalorias Seixal, membro efetivo da Ordem dos Nutricionistas nº1657N.
Comments