Como combater a retenção de líquidos

A retenção de líquidos é um distúrbio metabólico que consiste na acumulação de água no nosso organismo. Acumulam-se nos tecidos, provocando edema (inchaço), sobretudo nas pernas, tornozelos, mãos e abdômen, afetando sobretudo mulheres. Ao contrário do que se possa pensar, a retenção de líquidos diminui com o aumento do consumo de água.





Os sintomas desta retenção vão desde o aumento de peso, sensação de pernas pesadas, pernas e mãos visivelmente inchadas, distensão abdominal, cãibras e mal-estar.


Vários fatores podem contribuir para esta condição, nomeadamente alterações hormonais (como o período pré-menstrual e durante a gravidez), a genética, défices nutricionais (como o cálcio e o magnésio, que contribuem para a regulação de fluídos), sedentarismo, a baixa ingestão de líquidos e maus hábitos alimentares (como o consumo excessivo de sal e a baixa ingestão de água), uso de roupa muito apertada, stress, as temperaturas elevadas e a pressão atmosférica (viagens de avião).


RECOMENDAÇÕES ALIMENTARES PARA COMBATER A RETENÇÃO:

- Aumente a ingestão de água (deve beber no mínimo 1,5L de água por dia);

- Evite a ingestão de bebidas alcoólicas;

- Aumente o consumo de hortícolas e frutas;

- Aumente o consumo de alimentos ricos em magnésio, como cereais integrais e frutos gordos (avelãs, nozes, amêndoas), e em potássio, como leguminosas (grão, feijão);

- Pratique atividade física regularmente;

- Reduza a adição de sal, substituindo-o por ervas aromáticas com ação diurética como salsa, funcho ou estragão, ou por especiarias como o açafrão-da-índia;

- Evite comer alimentos com muito sal/sódio (como fast-food, batatas fritas, enchidos, salgados, conservas, enlatados, snacks, caldos e molhos).



Por: Ana Dias: Nutricionista do clube de saúde Kalorias Gaia, membro efetivo da Ordem dos Nutricionistas nº2594N.

142 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Faça parte da nossa lista de emails.

Escolha a(s) newsletter(s) que gostaria de receber:

  • Branca Ícone Instagram
  • Branca Ícone LinkedIn

© 2021 KALORIAS - Todos os direitos reservados.