Como combater a retenção de líquidos

A retenção de líquidos é um distúrbio metabólico que consiste na acumulação de água no nosso organismo. Acumulam-se nos tecidos, provocando edema (inchaço), sobretudo nas pernas, tornozelos, mãos e abdômen, afetando sobretudo mulheres. Ao contrário do que se possa pensar, a retenção de líquidos diminui com o aumento do consumo de água.





Os sintomas desta retenção vão desde o aumento de peso, sensação de pernas pesadas, pernas e mãos visivelmente inchadas, distensão abdominal, cãibras e mal-estar.


Vários fatores podem contribuir para esta condição, nomeadamente alterações hormonais (como o período pré-menstrual e durante a gravidez), a genética, défices nutricionais (como o cálcio e o magnésio, que contribuem para a regulação de fluídos), sedentarismo, a baixa ingestão de líquidos e maus hábitos alimentares (como o consumo excessivo de sal e a baixa ingestão de água), uso de roupa muito apertada, stress, as temperaturas elevadas e a pressão atmosférica (viagens de avião).


RECOMENDAÇÕES ALIMENTARES PARA COMBATER A RETENÇÃO:

- Aumente a ingestão de água (deve beber no mínimo 1,5L de água por dia);

- Evite a ingestão de bebidas alcoólicas;

- Aumente o consumo de hortícolas e frutas;

- Aumente o consumo de alimentos ricos em magnésio, como cereais integrais e frutos gordos (avelãs, nozes, amêndoas), e em potássio, como leguminosas (grão, feijão);

- Pratique atividade física regularmente;

- Reduza a adição de sal, substituindo-o por ervas aromáticas com ação diurética como salsa, funcho ou estragão, ou por especiarias como o açafrão-da-índia;

- Evite comer alimentos com muito sal/sódio (como fast-food, batatas fritas, enchidos, salgados, conservas, enlatados, snacks, caldos e molhos).



Por: Ana Dias: Nutricionista do clube de saúde Kalorias Gaia, membro efetivo da Ordem dos Nutricionistas nº2594N.

141 visualizações

Faça parte da nossa lista de emails.

Escolha a(s) newsletter(s) que gostaria de receber:

  • Branca Ícone Instagram
  • Branca Ícone LinkedIn

© 2021 KALORIAS - Todos os direitos reservados.