top of page

Descodificando o rótulo do ovo


Sabe a origem dos ovos que come? Pode descobrir isso e muito mais através do código impresso na casca de cada um.

Desde 1 de Janeiro de 2004 é possível obter informação acerca do sistema de criação das galinhas, o país de origem, a região e o código do produtor apenas através da casca do ovo.


O primeiro número corresponde ao código do “modo de criação das galinhas” e varia entre 0 e 3, e indica em que condições as galinhas foram criadas e do que se alimentaram:


0 - Modo de produção biológico: ovos de galinhas criadas ao ar livre e alimentadas principalmente com alimentos de origem biológica.


1 - Produção ao ar livre: galinhas criadas “ao ar livre”, isto é, têm acesso a espaços ao ar livre cobertos por vegetação durante o dia, pernoitando num pavilhão interior.


2 - Produção no solo: criadas em pavilhões/galinheiros fechados com cerca de 9 animais por m2, sem qualquer contato com o exterior.


3 - Produção em gaiolas: ovos provenientes de galinhas criadas em gaiolas. É o processo mais comum, sendo o espaço disponível para cada galinha muito reduzido. Não têm qualquer contacto com a luz do sol e dispõe de 550cm2 (0,055m2) de superfície para se movimentarem.


Na próxima vez que comprar ovos, não se esqueça de verificar sempre o código. Faça a sua escolha de forma consciente e informada, por uma alimentação mais equilibrada e sustentável.


Por: Inês Martins: Nutricionista do clube de saúde Kalorias Torres Vedras, membro efetivo da Ordem dos Nutricionistas nº 2352N.

106 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page