O Amendoim


O amendoim é um fruto oleaginoso com vários benefícios:


– Rico em proteínas ( 25 a 30%) – promovem uma sensação de saciedade e são essenciais para a manutenção e aumento da massa muscular – Possui arginina – aminoácido que relaxa as artérias e diminui a tensão arterial – Boa fonte de fibras – sensação de saciedade e ajudam a reduzir e controlar o apetite – Rico em resveratrol um poderoso antioxidante – Alto teor de gorduras monoinsaturadas e polinsaturadas, nomeadamente ómega-3 – vantagem cardiovascular; e possui fitoesteróis que diminuem o LDL-colesterol e triglicéridos – Rico em zinco, ferro, vitamina B3, vitamina E, magnésio e potássio.


Este fruto pode ser consumido inteiro cru, torrado, em pedaços pequenos para polvilhar em sobremesas, iogurtes, saladas.


O principal problema da manteiga de amendoim é que na maioria das marcas são adicionados outros ingredientes nada saudáveis como açúcar ou xaropes, gorduras hidrogenadas e sal.


Por outro lado, na produção de amendoim há uma grande utilização de pesticidas devido a facilidade de contaminação por fungos, que produzem uma toxina muito perigosa para a saúde publica.


Desta forma, o ideal será comprar manteiga 100% de amendoim e de preferência proveniente de agricultura biológica. Poderá fazer a sua própria manteiga de amendoim, triturando os amendoins torrados biológicos até obter manteiga. Poderá usar em pão, tostas, fruta, iogurtes, panquecas papas, etc.


Outra atenção a ter será à quantidade, 2 colheres de sopa (30g) tem em média 170 kcal. Equivalente às recomendações diárias de oleaginosos para um adulto saudável.


Por: Susana Pereira, Nutricionista do clube de saúde Kalorias Braga, membro efetivo da Ordem dos Nutricionistas nº 1762N.
93 visualizações

Faça parte da nossa lista de emails.

Escolha a(s) newsletter(s) que gostaria de receber:

  • Branca Ícone Instagram
  • Branca Ícone LinkedIn

© 2021 KALORIAS - Todos os direitos reservados.