top of page
  • KALORIAS

O Amendoim


O amendoim é um fruto oleaginoso com vários benefícios:


– Rico em proteínas ( 25 a 30%) – promovem uma sensação de saciedade e são essenciais para a manutenção e aumento da massa muscular – Possui arginina – aminoácido que relaxa as artérias e diminui a tensão arterial – Boa fonte de fibras – sensação de saciedade e ajudam a reduzir e controlar o apetite – Rico em resveratrol um poderoso antioxidante – Alto teor de gorduras monoinsaturadas e polinsaturadas, nomeadamente ómega-3 – vantagem cardiovascular; e possui fitoesteróis que diminuem o LDL-colesterol e triglicéridos – Rico em zinco, ferro, vitamina B3, vitamina E, magnésio e potássio.


Este fruto pode ser consumido inteiro cru, torrado, em pedaços pequenos para polvilhar em sobremesas, iogurtes, saladas.


O principal problema da manteiga de amendoim é que na maioria das marcas são adicionados outros ingredientes nada saudáveis como açúcar ou xaropes, gorduras hidrogenadas e sal.


Por outro lado, na produção de amendoim há uma grande utilização de pesticidas devido a facilidade de contaminação por fungos, que produzem uma toxina muito perigosa para a saúde publica.


Desta forma, o ideal será comprar manteiga 100% de amendoim e de preferência proveniente de agricultura biológica. Poderá fazer a sua própria manteiga de amendoim, triturando os amendoins torrados biológicos até obter manteiga. Poderá usar em pão, tostas, fruta, iogurtes, panquecas papas, etc.


Outra atenção a ter será à quantidade, 2 colheres de sopa (30g) tem em média 170 kcal. Equivalente às recomendações diárias de oleaginosos para um adulto saudável.


Por: Susana Pereira, Nutricionista do clube de saúde Kalorias Braga, membro efetivo da Ordem dos Nutricionistas nº 1762N.
99 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Kommentare


bottom of page