top of page
  • KALORIAS

Importância da última refeição do dia

Tal como qualquer refeição do dia é uma refeição importante e deve ser realizada sempre que exista aquela sensação desconfortável de estômago vazio, assim o período de descanso será tranquilo, profundo e sem interrupções devido a fomes noturnas.





Quais são as melhores opções?


Deve-se incluir, sempre algum teor proteico, como é o caso do iogurte natural, queijo magro, tofu, leguminosas, ovo, carnes magras ou pescado. E dependendo dos objetivos e historial clinico de cada individuo devem-se incluir - ou não - gorduras ou hidratos de carbono. Adicionam-se gorduras sempre que o objetivo seja perda de peso ou tonificação muscular e hidratos de carbono sempre que o objetivo seja o aumento da massa muscular.


No entanto, cada vez existem mais casos de insônias e problemas de sono. Nestes casos, o melhor será incluir alimentos relaxantes na última refeição do dia, que muitas das opções passam por hidratos de carbono complexos, mesmo quando o objetivo não é o aumento da massa muscular. Exemplos: flocos de aveia, arroz basmati, bolachas de arroz integral, banana (verde), batata (doce) e leguminosas.


A ultima refeição do dia poderá ser o próprio jantar ou então um pequeno snack, a chamada ceia. Dependendo do estilo de vida e objetivos deve-se saber por quais os macronutrientes a optar (proteínas, hidratos de carbono e/ou gorduras), visto que o organismo prepara-se para um longo período sem alimento, mas como não deixa de funcionar - encontrar-se em stand by - necessita da energia certa.

Por: Rita Vistas: Nutricionista do clube de saúde Kalorias Torres Vedras, membro efetivo da Ordem dos Nutricionistas nº 2328N.

134 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page