Importância do bom funcionamento intestinal



O intestino faz parte do sistema digestivo e é por meio dele que ocorrem alguns dos mais importantes processos no corpo humano, nomeadamente, a absorção da grande maioria dos nutrientes (no intestino delgado) e depois a absorção da maior parte da água utilizada durante o processo de digestão (no intestino grosso).


São vários os estudos que têm vindo a comprovar a importância de uma flora intestinal saudável. Considerada vital para a manutenção da saúde do organismo. Para além de exercer um papel importante a nível metabólico, a flora intestinal tem ainda uma função antibacteriana, imunomodeladora e protetora da mucosa. Constituída por cerca de 100 milhões de microrganismos.


A maior parte das bactérias (que são benéficas) que compõem o nosso intestino são encontradas no cólon (intestino grosso) e têm um papel determinante na manutenção da saúde do nosso organismo. A flora intestinal é responsável por prevenir e ajudar a tratar as infeções provocadas por microrganismos, prevenir algumas doenças neurológicas e tumores, melhorar o processo de digestão, eliminar toxinas e estimular o sistema imunitário. Por isso, cuidar bem da flora intestinal é fundamental para manter a saúde do organismo e prevenir problemas que possam causar patologias futuras.


A adoção de uma alimentação equilibrada e saudável, tal como o uso controlado de antibióticos, garante a manutenção das bactérias benéficas no intestino. Devemos, por isso, privilegiar os vegetais e frutas, bem como alimentos ricos em fibras, como grãos integrais, frutos oleaginosos e sementes e alimentos com probióticos (microrganismos responsáveis pelo equilíbrio bacteriano intestinal), como, por exemplo, o iogurte natural. Fazer uma alimentação rica em fibras é sempre visto como um ponto central para a saúde geral do intestino. Isso porque a fibra move os alimentos ao longo do trato digestivo e sua eliminação pelas fezes.


Também a prática regular de exercício físico e um bom aporte hídrico (ingerir cerca de 2L de água por dia) são, a par dos bons hábitos alimentares, dois fatores determinantes para manter uma flora intestinal saudável.

Cuide do seu intestino e sentir-se-á muito melhor!


https://www.qualicorp.com.br/qualicorp/

https://www.atlasdasaude.pt/publico/


Por: Milene Celestino: Nutricionista do clube de saúde Kalorias Montijo, membro efetivo da Ordem dos Nutricionistas nº 1154N.

159 visualizações

Faça parte da nossa lista de emails.

Escolha a(s) newsletter(s) que gostaria de receber:

  • Branca Ícone Instagram
  • Branca Ícone LinkedIn

© 2021 KALORIAS - Todos os direitos reservados.