top of page

Importância do bom funcionamento intestinal



O intestino faz parte do sistema digestivo e é por meio dele que ocorrem alguns dos mais importantes processos no corpo humano, nomeadamente, a absorção da grande maioria dos nutrientes (no intestino delgado) e depois a absorção da maior parte da água utilizada durante o processo de digestão (no intestino grosso).


São vários os estudos que têm vindo a comprovar a importância de uma flora intestinal saudável. Considerada vital para a manutenção da saúde do organismo. Para além de exercer um papel importante a nível metabólico, a flora intestinal tem ainda uma função antibacteriana, imunomodeladora e protetora da mucosa. Constituída por cerca de 100 milhões de microrganismos.


A maior parte das bactérias (que são benéficas) que compõem o nosso intestino são encontradas no cólon (intestino grosso) e têm um papel determinante na manutenção da saúde do nosso organismo. A flora intestinal é responsável por prevenir e ajudar a tratar as infeções provocadas por microrganismos, prevenir algumas doenças neurológicas e tumores, melhorar o processo de digestão, eliminar toxinas e estimular o sistema imunitário. Por isso, cuidar bem da flora intestinal é fundamental para manter a saúde do organismo e prevenir problemas que possam causar patologias futuras.


A adoção de uma alimentação equilibrada e saudável, tal como o uso controlado de antibióticos, garante a manutenção das bactérias benéficas no intestino. Devemos, por isso, privilegiar os vegetais e frutas, bem como alimentos ricos em fibras, como grãos integrais, frutos oleaginosos e sementes e alimentos com probióticos (microrganismos responsáveis pelo equilíbrio bacteriano intestinal), como, por exemplo, o iogurte natural. Fazer uma alimentação rica em fibras é sempre visto como um ponto central para a saúde geral do intestino. Isso porque a fibra move os alimentos ao longo do trato digestivo e sua eliminação pelas fezes.


Também a prática regular de exercício físico e um bom aporte hídrico (ingerir cerca de 2L de água por dia) são, a par dos bons hábitos alimentares, dois fatores determinantes para manter uma flora intestinal saudável.

Cuide do seu intestino e sentir-se-á muito melhor!



Por: Milene Celestino: Nutricionista do clube de saúde Kalorias Montijo, membro efetivo da Ordem dos Nutricionistas nº 1154N.

247 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page