Importância do Magnésio



O magnésio é um mineral importantíssimo para o bom funcionamento metabólico.

Sabe-se que défices deste mineral estão associados ao stress, inflamação, distúrbios de sono, espasmos musculares, flatulência e até a doenças metabólicas tais como a diabetes mellitus, a obesidade, doenças cardiovasculares, hipertensão e também alguns cancros.


Assim, uma boa dose de magnésio garante um normal funcionamento metabólico e imunológico, já que gere de melhor forma a produção de energia, melhora o processo de divisão celular, a síntese proteica e equilíbrio de electrólitos. Para além de reduzir o cansaço e fadiga, promover o descanso noturno, melhorar o sistema nervoso e muscular, garantir um bom funcionamento gastrointestinal e contribuir para a saúde óssea e dentes saudáveis, entre muitos outros benefícios.


Quais são os alimentos ricos em magnésio?

- Castanha de caju;

- Cacau;

- Abacate;

- Sementes de abóbora;

- Legumes de folhas verde escuras;

- Feijão preto.


Poderá ser feita também em forma de suplementação, na forma de citrato de magnésio, visto que é a que permite uma melhor absorção por parte do organismo.


Por: Rita Vistas: Nutricionista do clube de saúde Kalorias Torres Vedras, membro efetivo da Ordem dos Nutricionistas nº 2328N

244 visualizações

Posts recentes

Ver tudo