Importância do Magnésio



O magnésio é um mineral importantíssimo para o bom funcionamento metabólico.

Sabe-se que défices deste mineral estão associados ao stress, inflamação, distúrbios de sono, espasmos musculares, flatulência e até a doenças metabólicas tais como a diabetes mellitus, a obesidade, doenças cardiovasculares, hipertensão e também alguns cancros.


Assim, uma boa dose de magnésio garante um normal funcionamento metabólico e imunológico, já que gere de melhor forma a produção de energia, melhora o processo de divisão celular, a síntese proteica e equilíbrio de electrólitos. Para além de reduzir o cansaço e fadiga, promover o descanso noturno, melhorar o sistema nervoso e muscular, garantir um bom funcionamento gastrointestinal e contribuir para a saúde óssea e dentes saudáveis, entre muitos outros benefícios.


Quais são os alimentos ricos em magnésio?

- Castanha de caju;

- Cacau;

- Abacate;

- Sementes de abóbora;

- Legumes de folhas verde escuras;

- Feijão preto.


Poderá ser feita também em forma de suplementação, na forma de citrato de magnésio, visto que é a que permite uma melhor absorção por parte do organismo.


Por: Rita Vistas: Nutricionista do clube de saúde Kalorias Torres Vedras, membro efetivo da Ordem dos Nutricionistas nº 2328N

243 visualizações

Faça parte da nossa lista de emails.

Escolha a(s) newsletter(s) que gostaria de receber:

  • Branca Ícone Instagram
  • Branca Ícone LinkedIn

© 2021 KALORIAS - Todos os direitos reservados.