• KALORIAS

Mitos que não ajudam a emagrecer



Tirar os hidratos de carbono da alimentação

Num processo de emagrecimento deve diminuir o valor calórico total e dentro deste o teor de hidratos de carbono que vai ingerir durante o dia. Contudo, não devemos retirá-los completamente da alimentação. Se os retirar à noite essa estratégia também irá contribuir para esse fim, desde que não duplique a quantidade de carne/peixe no prato, não se encha os legumes com azeite e não vá compensar depois com doces após o jantar.

O mais correto é privilegiar os alimentos ricos em hidratos complexos, como a aveia, o centeio, arroz (integral) e a batata doce. Já os hidratos simples, como bolachas, bolos, barras de cereais, sobremesas, refrigerantes devem nem entrar em casa.


Não colocar batata ou mais do que três legumes na sopa

Em 100 gramas de batata cozida temos 85 kcal, um pouco menos que 1 colher de sopa (10g) de azeite. Ou seja, fez uma sopa ótimo sem batata, mas rega-a com demasiado azeite já perdeu a vantagem do “esforço” de ter apenas legumes. Coma a sopa como uma fonte de fibras e vitaminas mais do que de hidratos de carbono, se quer uma sopa mais completa nutricionalmente adicione o feijão e o grão aos legumes. Outro mito em relação à sopa que persiste é o de não usar cenoura cozida. Se analisarmos a composição nutricional desta, vemos que este alimento cru tem 19 calorias e cozinhado tem 17 calorias por cada 100 gramas. Quanto aos hidratos de carbono, são 4,4 e 3,6 gramas, respetivamente, não há necessidade alguma de ser banida da sopa assim como a batata.


Não pode comer nada antes de ir para a cama

É uma recomendação que depende de muitos fatores, os alimentos que escolhe devem ser ricos em proteína em detrimento daqueles que são ricos em hidratos de carbono e/ou açúcares. Outros aspetos a ter em conta é a distância entre a hora de jantar e a hora de deitar, que refeições foram feitas ao longo do dia e se treinou ou não. Se treinou ao final do dia (dependendo do treino e objetivos) e exista uma distância considerável entre a hora de jantar e deitar, faz sentido fazer uma refeição com proteína antes de deitar de modo a evitar algum catabolismo muscular durante a noite. Por outro lado, se com treino ao final do dia já janta tarde e desta forma fica próximo da hora de se deitar, não precisa de comer ainda mais antes de dormir.


Tem de comer sempre bem, caso contrário lá se vai a dieta.

Sim é o ideal, mas há espaço para extras. Ter uma dieta flexível muitas vezes é a solução a longo prazo para manter um peso saudável. Podemos comer algo menos saudável com mais açúcar ou gordura, mas que tenha exatamente o mesmo valor calórico de algo constituído por ingredientes considerados saudáveis. Claro que não é comparável o valor nutricional, a constituição em fibra, proteína, hidratos de carbono complexos, mas sendo pontual e controlado nenhum “mal” fará.

Discuta isso com o seu nutricionista, seja acompanhado numa reeducação alimentar o ano inteiro, não faça as dietas para o verão, nem siga a do vizinho, não dê demasiada importância a todas as notícias e modas para perder peso, encontre o seu equilíbrio e mantenha-o para a vida.


Por: Susana Pereira: Nutricionista do clube de saúde Kalorias Braga, membro efetivo da Ordem dos Nutricionistas nº1762N.

0 visualização

Faça parte da nossa lista de emails.

Escolha a(s) newsletter(s) que gostaria de receber:

  • Branca Ícone Instagram
  • Branca Ícone LinkedIn

Os Nossos Parceiros:

965Prancheta-1
456Prancheta-1
89Prancheta-1
99Prancheta-1
94Prancheta-1
76Prancheta-1
65Prancheta-1
49Prancheta-1
51Prancheta-1
23Prancheta-1
43Prancheta-1
27Prancheta-1
25Prancheta-1
19Prancheta-1
16Prancheta-1
parceirosPrancheta-1
12Prancheta-1
7Prancheta-1
07Prancheta-1
6Prancheta-1
5Prancheta-1
2Prancheta-1
3Prancheta-1
4Prancheta-1
1Prancheta-1
965Prancheta-1
456Prancheta-1
89Prancheta-1
99Prancheta-1
94Prancheta-1
76Prancheta-1
65Prancheta-1
49Prancheta-1
51Prancheta-1
23Prancheta-1
43Prancheta-1
27Prancheta-1
25Prancheta-1
19Prancheta-1
16Prancheta-1
parceirosPrancheta-1
12Prancheta-1
7Prancheta-1
07Prancheta-1
6Prancheta-1
5Prancheta-1
2Prancheta-1
3Prancheta-1
4Prancheta-1
1Prancheta-1

© KALORIAS 2020 Todos os direitos reservados.