top of page

Proteínas de Origem Vegetal

Funções da proteína no organismo: responsáveis pelo crescimento, manutenção e reparação dos órgãos, tecidos e células do organismo


As proteínas são constituídas por unidades mais pequenas denominadas aminoácidos. Estes podem ser aminoácidos não essenciais, quando o nosso organismo é capaz de os produzir ou aminoácidos essenciais que têm que ser fornecidos pela alimentação já que o nosso organismo não os sintetiza.


As proteínas podem ser divididas em proteínas de alto valor biológico e baixo valor biológico, é nestas últimas que se enquadram as proteínas vegetais. Proteínas de baixo valor biológico – não possuem alguns aminoácidos essenciais e que existem essencialmente em alimentos de origem vegetal como as leguminosas frescas (ervilhas, favas) e secas (grão de bico, feijão e lentilhas)


Numa alimentação equilibrada, 10-15% da energia total deve ser fornecida por proteínas, em 50% deve ser de origem animal e 50% de origem vegetal.


Alimentos de origem vegetal mais ricos em proteína


Leguminosas: Soja, feijão (todos os tipos), grão-de-bico, ervilhas, lentilhas, são as fontes de proteína vegetal mais importantes. Devido à sua baixa digestibilidade devem ser demolhadas antes de consumidas.


Pseudocereais: quinoa, amaranto e trigo sarraceno.


Cereais integrais: aveia, cevada, arroz e trigo integral. A opção integral, possui um maior teor proteico.


Frutos oleaginosos: noz, amêndoa, amendoim, avelã, pistacho, caju.


Sementes: girassol, abóbora, chia e linhaça.


Tofu e seitan.


Bibliografia:

APN(Associação Portuguesa de Nutrição): https://www.apn.org.pt/ver.php?cod=0E0C0B0C

Linhas de Orientação para uma Alimentação Vegetariana Saudável - Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável, Direção Geral de Saúde, Lisboa.


Por: Inês Martins, Nutricionista do clube de saúde Kalorias Telheiras membro efetivo da Ordem dos Nutricionistas nº3548N.

99 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page