top of page
  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Youtube

Adoçantes naturais, são boas escolhas?

  • Foto do escritor: KALORIAS
    KALORIAS
  • 21 de nov. de 2022
  • 2 min de leitura

“Açúcar ou adoçante” - quantas vezes já ouviu esta pergunta?


A primeira grande diferença entre o açúcar e o adoçante é que o primeiro é de origem natural, extraído maioritariamente de plantas, como a cana do açúcar, e o segundo é obtido a partir de diversas matérias-primas, naturais ou não, mas ambos são submetidos a processos de fabrico que os tornam mais ou menos nutritivos.


Mas na hora de comprar, e para o consumidor final, tudo isto pouco importa. O que mais influencia a escolha é sem dúvida o valor calórico, o açúcar tem 4Kcal por grama e os adoçantes são isentos de calorias ou têm um valor calórico muito reduzido.


E para a saúde qual o melhor?


Ainda ninguém consegue ter uma resposta concreta para esta questão, mas existem adoçantes ditos “naturais” que, como tudo na vida, podem ser usados com conta, peso e medida!


Sim, é verdade, eles existem e os mais conhecidos são: o eritritol, o xilitol, a stevia e monk fruit.


Eritritol: é um “poliol” ou “açúcar-álcool” extraído de plantas e frutas (como o melão e as uvas, por exemplo), tem uma capacidade adoçante 30% mais reduzida que o açúcar, logo é considerado um adoçante muito suave. A sua principal vantagem é ser pouco calórico e não alterar os valores de glicose no sangue (baixo impacto glicémico), sendo bem tolerado por diabéticos. Como não é digerido, nem absorvido pelo organismo, quando consumido em quantidades desadequadas, pode causar incómodos gastrointestinais, pois acaba por fermentar no intestino. Pode ser usado para adoçar qualquer alimento ou bebida.


Xilitol: com um valor calórico superior ao eritritol, cerca de 2,4Kcal por grama, também é extraído de plantas e frutas e também é um “poliol”. Pode ser usado para adoçar alimentos e bebidas e é resistente a temperaturas elevadas, logo pode ser usado em preparações culinárias que exijam mais temperatura na confeção. É um adoçante refinado, desprovido de nutrientes, mas que está a ser muito estudado pois apresenta benefícios para a saúde oral ao prevenir cáries dentárias. Pode causar incómodos gastrointestinais quando consumido em excesso, tal como o eritritol.


Stevia: extraído da planta com o mesmo nome, não possui Kcal mas é extremamente doce, adoça 300 vezes mais que o açúcar. Pode ser encontrado na forma líquida ou granulado e tem um sabor ligeiramente amargo que não agrada a todos. Através da indicação de um profissional de saúde pode ser usado por grávidas e crianças.


Monk fruit ou fruta do monge: também conhecido como Luo Han Guo, é extraído de um melão cultivado na ásia e usado por monges budistas. É um adoçante com zero Kcal, significativamente mais doce que o açúcar, até 200 vezes mais doce, mas tem um sabor agradável e um baixo impacto glicémico.


Apesar de serem consideradas opções “naturais”, devem ser usadas com moderação. Procure um profissional de nutrição e alimentação e perceba se pode ou não consumir este tipo de “recursos” alimentares e qual a melhor forma de o fazer. Açúcar e adoçante devem ser usados com consciência, pois podemos perfeitamente viver sem eles!


Referências:




MOURA, Joana. Alimentação Fora da Caixa. 1ª Edição. Lisboa. Influência: maio, 2022.



Por: Ema Mateus Roupa: Nutricionista do clube de saúde Kalorias Sines, membro efetivo da Ordem dos Nutricionistas nº0702N

2 comentários


Adrian Adrian
02 de out.

Reading about natural sweeteners and how they balance health with convenience reminded me of my own academic journey. I once found myself overwhelmed and thought, Maybe I should find someone to take my calculus class for me. That moment wasn’t about avoiding work, it was about seeking balance. The Online Class Help became that steady guide, much like making mindful choices, ensuring I could manage heavy coursework without losing clarity or confidence.

Curtir

If you're bored and need a quick game, Eggy Car is a great way to kill a few minutes.

Curtir
bottom of page