Caril de grão com arroz de couve-flor


Caril


⁃ 2 c de sopa de azeite

⁃ 1 cebola picada

⁃ 2 dentes de alho esmagados

⁃ 2 c de sopa de gengibre picado

⁃ 2 c de sopa de caril em pó

⁃ 2 c de chá de açafrão-das-índias

⁃ 1 lata de tomate pelado

⁃ 1 lata grande de grão-de-bico

⁃ 2 mãos cheias de espinafres bebé

⁃ 1 lata de leite de coco

⁃ 2 c de sopa de sumo de lima

⁃ 1/2 chávena de coentros picados


Aqueça o azeite numa panela em lume médio. Junte a cebola e salteie até começar a ficar caramelizada. Junte o alho e o gengibre, e cozinhe, mexendo por uns segundos. Junte o caril e o açafrão. Misture por 1 minuto.


Adicione o tomate e esmague com um garfo. Junte o grão e misture bem. Tempere a gosto com sal. Deixe levante fervura, tape e deixe cozinhar por 10 minutos. Retire a tampa e junte os espinafres. Cozinhe até murcharem. Adicione o leite de coco e o sumo de lima. Ajuste o tempero . Retire do lume e junte os coentros.



Arroz


⁃ 2 chávenas de pedaços de couve-flor

⁃ 2 c de sopa de azeite

⁃ 1 dente de alho esmagado

⁃ Sumo de 1/2 limão


Coloque uma panela com água e uma pitada de sal ao lume. Quando levantar fervura coloque a couve-flor. Deixe ferver por 2 minutos. Retire do lume e passe por água fria, escorra e seque muito bem com um pano de cozinha. Coloque num robô é pique até obter pedaços pequenos que se assemelhem a arroz.


Entretanto, aqueça o azeite numa frigideira grande em lume médio. Junte o alho e deixe por um minuto. Adicione a couve-flor e cozinhe, mexendo por 5 minutos até começar a dourar.



Bibliografia:

https://www.healthline.com/nutrition/chickpeas-nutrition-benefits http://www2.insa.pt/sites/INSA/Portugues/AreasCientificas/AlimentNutricao/AplicacoesOnline/TabelaAlimentos/PesquisaOnline/Paginas/DetalheAlimento.aspx?ID=IS536

Pinto Leite, Mafalda (2014) As Receitas da Mafalda. Porto: Porto Editora



Por: Susana Pereira: Nutricionista do clube de saúde Kalorias Marco de Canaveses, membro efetivo da Ordem dos Nutricionistas nº1762N

488 visualizações

Posts recentes

Ver tudo