top of page

Maçã Reineta, Fruto de Outono

Com apenas 53Kcal, 0,15g de gordura, 11,76g de hidratos de carbono e 0,4g de proteína e 2,1g de fibra por 100g, a maçã reineta começa a aparecer no início do outono.


A variedade chama-se Canada Gris, mas é conhecida por todos como Maçã Reineta, variedade francesa, muito antiga. É talvez das maçãs menos simpáticas à vista, pois tem uma casta castanha-dourada, uma polpa amarelada e um sabor doce e ligeiramente ácido que muitas vezes é preciso aprender a gostar.


Quando comprar prefira as duras e de casca lisa e conserve-as no frigorífico. É a maçã ideal para colocar em saladas (sabor agridoce) ou para cozinhar, é muito saborosa cozida, assada no forno com canela ou reduzida a puré para adicionar a iogurtes, papas de aveia ou granola.

Em Portugal começam surgir no final de Setembro, sendo o seu forte os meses de Outono e Inverno.


Aproveite, as maravilhas do Outono que aí vem e de uma forma simples consuma alimentos da época, mas baratos, mais nutritivos e, neste caso em particular excelentes fontes hidratos de carbono, fibra, potássio, ferro e vitamina C.


Por: Ema Roupa: Nutricionista do clube de saúde Kalorias Sines e Santiago, membro efetivo da Ordem dos Nutricionistas nº 0702N.

192 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page