As fibras alimentares são hidratos de carbono complexos e indigeríveis que têm muitos efeitos benéficos no nosso organismo, sendo mesmo essenciais para o normal funcionamento do sistema digestivo. No vasto grupo das fibras alimentares podemos distinguir as fibras solúveis das insolúveis.
As fibras solúveis encontram-se principalmente nos frutos, hortícolas, leguminosas e alimentos contendo aveia, cevada ou centeio.
As fibras insolúveis encontram-se principalmente nas hortaliças e outros hortícolas e nos cereais inteiros e seus derivados integrais (ex.: pão escuro, arroz e massas integrais, cereais de pequeno almoço integrais não açucarados, etc.).
As fibras alimentares têm vários benefícios, dentro dos quais se distinguem:
O aumento do volume do conteúdo gástrico e o retardar do seu esvaziamento, que permite uma sensação de satisfação e prolonga o aparecimento da fome;
Estimular o esvaziamento biliar;
Alterar o tempo de absorção da glicose e contribuir para uma redução do total da glicose absorvida no intestino;
Diminuir a quantidade de colesterol absorvida pelo intestino, contribuindo assim para a redução dos níveis de colesterol sanguíneo;
Acelerar a motilidade intestinal;
Reforçar a actividade das bactérias protectoras existentes na flora bacteriana;
Promover a redução da pressão intracólica;
Por: Marta Crespo, Nutricionista do Clube de Saúde Kalorias Linda-a-Velha, membro efetivo da Ordem dos Nutricionistas nº 3448N.
Comentarios