top of page
  • KALORIAS

A batata doce é melhor que a batata branca?

A batata doce é originária da América Central e chegou à Europa no século XVI, sendo tão antiga em Portugal como a batata branca.

A nível nutricional, a batata doce é das fontes vegetais mais ricas em vitamina A. A presença de carotenoides, bem como de antocianinas, dão a cor alaranjada e roxa a este alimento fazendo dele uma importante fonte de antioxidantes com elevado potencial anti-inflamatório e protetor celular. É fonte de fibra e hidratos de carbono complexos, de absorção lenta, que potenciam a saciedade e normalizam os picos glicémicos. Apresenta também quantidades significativas de outras vitaminas, nomeadamente, a vitamina C. Em termos calóricos, a batata doce possui 119 calorias por 100g.


A batata branca é rica em hidratos de carbono de absorção rápida, ou seja, o açúcar é libertado para o sangue com mais rapidez e os níveis de insulina aumentam. Possui 89 calorias e 1,6g de fibra por 100g de batata. É também fonte de Vitamina C.


São ambos alimentos com baixo teor de proteína (1 a 2,5g de proteína por cada 100g de batata) e praticamente isentos de gordura.


Por 100g Batata Branca crua Batata Doce crua

Energia 89 Kcal 119 Kcal

Proteína 2,5g 1g

Hidratos de Carbono 21,1g 30,6g

Lípidos 0g 0g

Fibra 1,6g 2,7g

Vitamina A 0µg 650µg

Vitamina C 14mg 25mg


A batata doce é realmente muito mais interessante do ponto de vista nutricional. Contudo, há espaço para as duas na alimentação, visto que ambas são boas fontes de hidratos de carbono e de nutrientes e devem ser incluídas no contexto de uma alimentação saudável e equilibrada.



Por: Milene Celestino, Nutricionista do Clube de Saúde Kalorias Montijo, membro efetivo da Ordem dos Nutricionistas nº 1154N.

238 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page