A importância de consumir alimentos da época

Atualmente, tendo em conta as novas tecnologias para a agricultura, temos acesso a todo o tipo de legumes e frutas durante o ano inteiro. Apesar disso, devemos preferir alimentos sazonais, que são colhidos na sua altura, uma vez que apresentam inúmeros benefícios para a sua saúde e carteira!

Os legumes e frutas da época são aqueles que amadurecem naturalmente nas árvores e no solo e são colhidos no tempo certo, por isso, são mais nutritivos, saborosos e suculentos. São o sol e o solo que enriquecem estes alimentos de nutrientes, como a vitamina C, o folato e os carotenos, poderosos antioxidantes. Quando são consumidos próximo da data da colheita, o seu valor nutricional é superior. Estes começam a perder o seu valor nutritivo logo após esta colheita. Estes produtos, importados e comercializados em grandes superfícies, passam muito tempo em transportes e câmaras frigoríficas. Se não forem da época, pior ainda, pois são colhidos ainda verdes e amadurecem neste tempo em vez de ser ao Sol. Desta forma, diminuem a sua riqueza em nutrientes e vitaminas. No entanto, se forem congelados logo após a colheita, conseguem manter grande parte do seu valor nutricional.


Muitas pessoas não têm a oportunidade de comer legumes e frutas apanhados diretamente da terra ou da árvore ou mesmo comprá-los em produtores locais. Por isso, se optarmos por estes alimentos da época, conseguiremos adquirir todos os seus benefícios.


Os alimentos da época são mais baratos porque o esforço de produção e distribuição são menores e não implica o custo do transporte, refrigeração e armazenamento por longos períodos.


Neste mês de março, opte por consumir os seguintes legumes e frutas:


LEGUMES: abóbora, acelga, agrião, aipo, alface, beterraba, bimi, brócolos, cebola, cenoura, chicória, couves, endívia, ervilha, espargos, espinafres, funcho, grelos, nabiças, nabo, rabanete, rábano, repolho e rúcula.


FRUTAS: ananás, banana, laranja, limão, maçã, pera, pinhão, kiwi e tangerina.


Dê preferência a estes alimentos, saboreei cada um e tire o melhor partido da relação entre a qualidade e o preço.


REFERÊNCIAS:

https://www.deco.proteste.pt/alimentacao/produtos-alimentares/dicas/calendario-de-fruta-e-legumes-na-epoca-ideal


Por: Milene Celestino: Nutricionista do clube de saúde Kalorias Montijo, membro efetivo da Ordem dos Nutricionistas nº1154N.

192 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Faça parte da nossa lista de emails.

Escolha a(s) newsletter(s) que gostaria de receber:

  • Branca Ícone Instagram
  • Branca Ícone LinkedIn

© 2021 KALORIAS - Todos os direitos reservados.