top of page

A importância de consumir alimentos da época

Atualmente, tendo em conta as novas tecnologias para a agricultura, temos acesso a todo o tipo de legumes e frutas durante o ano inteiro. Apesar disso, devemos preferir alimentos sazonais, que são colhidos na sua altura, uma vez que apresentam inúmeros benefícios para a sua saúde e carteira!

Os legumes e frutas da época são aqueles que amadurecem naturalmente nas árvores e no solo e são colhidos no tempo certo, por isso, são mais nutritivos, saborosos e suculentos. São o sol e o solo que enriquecem estes alimentos de nutrientes, como a vitamina C, o folato e os carotenos, poderosos antioxidantes. Quando são consumidos próximo da data da colheita, o seu valor nutricional é superior. Estes começam a perder o seu valor nutritivo logo após esta colheita. Estes produtos, importados e comercializados em grandes superfícies, passam muito tempo em transportes e câmaras frigoríficas. Se não forem da época, pior ainda, pois são colhidos ainda verdes e amadurecem neste tempo em vez de ser ao Sol. Desta forma, diminuem a sua riqueza em nutrientes e vitaminas. No entanto, se forem congelados logo após a colheita, conseguem manter grande parte do seu valor nutricional.


Muitas pessoas não têm a oportunidade de comer legumes e frutas apanhados diretamente da terra ou da árvore ou mesmo comprá-los em produtores locais. Por isso, se optarmos por estes alimentos da época, conseguiremos adquirir todos os seus benefícios.


Os alimentos da época são mais baratos porque o esforço de produção e distribuição são menores e não implica o custo do transporte, refrigeração e armazenamento por longos períodos.


Neste mês de março, opte por consumir os seguintes legumes e frutas:


LEGUMES: abóbora, acelga, agrião, aipo, alface, beterraba, bimi, brócolos, cebola, cenoura, chicória, couves, endívia, ervilha, espargos, espinafres, funcho, grelos, nabiças, nabo, rabanete, rábano, repolho e rúcula.


FRUTAS: ananás, banana, laranja, limão, maçã, pera, pinhão, kiwi e tangerina.


Dê preferência a estes alimentos, saboreei cada um e tire o melhor partido da relação entre a qualidade e o preço.


REFERÊNCIAS:


Por: Milene Celestino: Nutricionista do clube de saúde Kalorias Montijo, membro efetivo da Ordem dos Nutricionistas nº1154N.

353 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page