A dieta pode influenciar o número e a severidade das lesões de acne. Algumas das causas da acne são o excesso de produção de sebo e o estado inflamatório, que podem ser influenciadas pela alimentação.
O QUE PODE AGRAVAR A ACNE
Lacticínios e proteína de soro de leite (whey protein): Têm a capacidade de aumentar os níveis de insulina e do fator de crescimento semelhante à insulina tipo 1 (IGF-1), que por sua vez aumentam a produção de sebo. Esta relação não parece estar relacionada com o teor de gordura dos lacticínios, mas sim com o soro de leite.
Alimentos com elevado índice glicémico e carga glicémica: alimentos com farinhas refinadas e elevado teor de açúcar tem capacidade de elevar os níveis de açúcar no sangue, estimular a libertação do IGF-1, e aumentar a produção de sebo.
Chocolate: a associação entre o chocolate e o acne é controversa, alguns estudos favorecem esta associação, outros não.
O QUE PODE MELHORAR A ACNE
Ómega 3: Tem o potencial de diminuir a inflamação e os níveis do IGF-1. O ómega 3 encontra-se essencialmente no peixe gordo (salmão, sardinha, cavala...), e em menores quantidades nas nozes, beldroegas, sementes de linhaça e chia.
Alimentos ricos em zinco e antioxidantes (p. ex. vitamina A e vitamina E): estes nutrientes tem propriedades anti-inflamatórias. O zinco está presente principalmente no reino animal, nas ostras e na carne, mas também nos frutos gordos (pinhão, caju, amêndoa). Já os antioxidantes encontram-se maioritariamente em alimentos do reino vegetal, como os hortofrutícolas.
Probióticos: a administração de probióticos parece ser promissora, contudo ainda são necessários mais estudos.
Em suma, para favorecer o tratamento da acne procure ter uma dieta baseada em cereais integrais, frutas e hortícolas, com boas fontes de ómega-3, baixo teor de laticínios e suplementos alimentares com proteína de soro de leite (whey).
Referências Bibliográficas
Baldwin, H., & Tan, J. (2021). Effects of Diet on Acne and Its Response to Treatment. American Journal of Clinical Dermatology, 22(1), 55-65. doi:10.1007/s40257-020-00542-y
Davidovici, B. B., & Wolf, R. (2010). The role of diet in acne: facts and controversies. Clinics in dermatology, 28(1), 12-16.
Por: Marta Amaral Pinheiro: Nutricionista do clube de saúde Kalorias Braga, membro efetivo da Ordem dos Nutricionistas nº4198N
Comments