Acne: qual o papel da alimentação?


A dieta pode influenciar o número e a severidade das lesões de acne. Algumas das causas da acne são o excesso de produção de sebo e o estado inflamatório, que podem ser influenciadas pela alimentação.



O QUE PODE AGRAVAR A ACNE

  • Lacticínios e proteína de soro de leite (whey protein): Têm a capacidade de aumentar os níveis de insulina e do fator de crescimento semelhante à insulina tipo 1 (IGF-1), que por sua vez aumentam a produção de sebo. Esta relação não parece estar relacionada com o teor de gordura dos lacticínios, mas sim com o soro de leite.

  • Alimentos com elevado índice glicémico e carga glicémica: alimentos com farinhas refinadas e elevado teor de açúcar tem capacidade de elevar os níveis de açúcar no sangue, estimular a libertação do IGF-1, e aumentar a produção de sebo.

  • Chocolate: a associação entre o chocolate e o acne é controversa, alguns estudos favorecem esta associação, outros não.


O QUE PODE MELHORAR A ACNE

  • Ómega 3: Tem o potencial de diminuir a inflamação e os níveis do IGF-1. O ómega 3 encontra-se essencialmente no peixe gordo (salmão, sardinha, cavala...), e em menores quantidades nas nozes, beldroegas, sementes de linhaça e chia.

  • Alimentos ricos em zinco e antioxidantes (p. ex. vitamina A e vitamina E): estes nutrientes tem propriedades anti-inflamatórias. O zinco está presente principalmente no reino animal, nas ostras e na carne, mas também nos frutos gordos (pinhão, caju, amêndoa). Já os antioxidantes encontram-se maioritariamente em alimentos do reino vegetal, como os hortofrutícolas.

  • Probióticos: a administração de probióticos parece ser promissora, contudo ainda são necessários mais estudos.


Em suma, para favorecer o tratamento da acne procure ter uma dieta baseada em cereais integrais, frutas e hortícolas, com boas fontes de ómega-3, baixo teor de laticínios e suplementos alimentares com proteína de soro de leite (whey).



Referências Bibliográficas

Baldwin, H., & Tan, J. (2021). Effects of Diet on Acne and Its Response to Treatment. American Journal of Clinical Dermatology, 22(1), 55-65. doi:10.1007/s40257-020-00542-y

Davidovici, B. B., & Wolf, R. (2010). The role of diet in acne: facts and controversies. Clinics in dermatology, 28(1), 12-16.



Por: Marta Amaral Pinheiro: Nutricionista do clube de saúde Kalorias Braga, membro efetivo da Ordem dos Nutricionistas nº4198N

331 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Faça parte da nossa lista de emails.

Escolha a(s) newsletter(s) que gostaria de receber:

  • Branca Ícone Instagram
  • Branca Ícone LinkedIn

© 2021 KALORIAS - Todos os direitos reservados.