top of page
  • KALORIAS

Alimentos que têm mais açúcar do que julga

Há alimentos que consideramos muitas vezes saudáveis, por modas, media, internet, etc, que são uma verdadeira surpresa no que toca à sua composição de açúcar.

Assim, é importante a boa seleção dos alimentos na hora da compra, fazendo a leitura dos rótulos. Seguem-se alguns alimentos que apresentam mais açúcar do que julga:


  • GRÂNOLA

A grande maioria das grânolas no mercado (apesar de felizmente já estarem à venda opções sem açúcar) tem um elevado teor de açúcar, dado que além de uma mistura de cereais, frutos gordos, óleos e sementes, apresentam também na sua composição frutas desidratadas e açúcar, mel e/ou melaço. Estes cereais são um produto rico em gordura e açúcar, podendo algumas granolas atingir as 500kcal/100g, pelo seu alto teor de gordura e açúcar.


  • GALETTES DE ARROZ/MILHO COM COBERTURA

As coberturas de chocolate, iogurte, fruta, entre outras, aumentam muito o teor de açúcar destas bolachas. Prefira as galettes sem cobertura e adicione coberturas mais saudáveis, como queijo, fiambre de aves, ovo, etc.


  • FRUTA DESIDRATADA

Resultam da desidratação da fruta, com ou sem adição de açúcar, apresentando um elevado teor de frutose concentrado.


  • BARRAS DE CEREAIS

Fonte de açúcar, gordura saturada e aditivos, não são a melhor escolha para snack ou lanche.


  • IOGURTES DE PEDAÇOS E BATIDOS DE IOGURTE E FRUTA

Iogurtes são um produto muito saudável, com grandes vantagens para o intestino. No entanto, é importante selecionar bem na hora da compra, optando por iogurtes magros, sem adição de açúcar. Iogurtes que não sejam magros, têm por norma muito açúcar, principalmente quando se tratam de iogurtes de pedaços ou batidos.


  • ÁGUAS COM SABORES

Podem se aproximar a um refrigerante. Atenção aos rótulos!


  • SUMO DE FRUTA NATURAL

Para fazer um copo de sumo são necessárias normalmente várias frutas, o que eleva muito o teor de açúcar.


Por: Ana Filipa Dias, Nutricionista do Clube de Saúde Kalorias Gaia, membro efetivo da Ordem dos Nutricionistas nº 2594N.

360 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page