top of page
  • KALORIAS

Antioxidantes: Porque são tão importantes?

Já todos ouvimos falar nos famosos antioxidantes, mas será que sabemos a sua verdadeira importância?



Todos os dias o nosso organismo produz continuamente radicais livres através da utilização do oxigénio para a respiração e através das nossas defesas imunológicas. Estes agentes agressores também podem provir da exposição ao fumo de cigarro, à poluição do ar e à radiação ultravioleta do sol(1). Os radicais livres combinam-se com o oxigénio e formam espécies reativas de oxigénio (ERO) que oxidam as moléculas e danificam as células. Todavia, o nosso organismo tem mecanismos de defesa para neutralizar estes radicais livres e obter um equilíbrio entre radicais livres (oxidantes) e antioxidantes. O problema está quando existe uma produção muito elevada destas ERO e os níveis de antioxidantes estão diminuídos. A longo prazo, os danos causados pelas ERO às células conduzem ao envelhecimento e podem provocar diversas doenças como o cancro, a aterosclerose, a diabetes, doenças degenerativas, entre outras(2).


Os antioxidantes têm a capacidade de neutralizar os radicais livres, e, por conseguinte, inibem a oxidação das moléculas, conferindo proteção às células(1). Assim, é importante garantir um consumo adequado de antioxidantes para reforçar a defesa do organismo. Mas como podemos obter antioxidantes através da dieta? Maioritariamente através do consumo de alimentos de origem vegetal(3), especialmente através de alimentos que forneçam vitamina C, vitamina E, vitamina A, e flavonóides(2) (ver tabela 1).



Atualmente os hábitos alimentares da nossa população são caraterizados por um baixo consumo de hortícolas e fruta e um elevado consumo de alimentos excessivamente processados, que comprometem a obtenção de antioxidantes pela dieta. Por isso, procure ter alimentação completa e variada e dê primazia a alimentos de origem vegetal, como os hortícolas, a fruta, as sementes e frutos gordos.


Referências Bibliográficas:

1. Mahan LK, Raymond JL. Krause's Food & the Nutrition Care Process, Mea Elsevier; 2016.

2. Gülcin I. Antioxidant activity of food constituents: an overview. J Archives of toxicology. 2012; 86(3):345-91.

3. Carlsen MH, Halvorsen BL, Holte K, Bøhn SK, Dragland S, Sampson L, et al. The total antioxidant content of more than 3100 foods, beverages, spices, herbs and supplements used worldwide. J Nutrition journal. 2010; 9(1):3.


Por: Marta Amaral Pinheiro - Nutricionista do clube de saúde Kalorias Braga, membro efetivo da Ordem dos Nutricionistas nº4198N.

389 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page