As vantagens de planear as suas refeições semanais

Vivemos um tempo totalmente inesperado, marcado por esta pandemia, em que passámos a reger-nos por novas regras, novos desafios, ditados, sobretudo pelo isolamento e confinamento social. O facto de estarmos em casa, a maior parte do tempo, pode ser uma excelente oportunidade para nos dedicarmos mais à preparação das nossas refeições, o que certamente nos ajudará e simplificará o dia-a-dia.


Ao planearmos com antecedência o que vamos comer, poupamos tempo e dinheiro, alimentamo-nos melhor e até fazemos refeições mais saudáveis.



Eis aqui alguns benefícios e vantagens de planear as nossas refeições diárias:

- Poupamos tempo no supermercado e evitamos deslocarmo-nos várias vezes;

- Tendencialmente vamos comer melhor e de forma mais saudável;

- Vamos comer de forma mais variada e equilibrada;

- Há uma verdadeira tendência para adquirirmos hábitos alimentares mais saudáveis.


Se elaborarmos, atempadamente, um plano de refeições semanal e uma lista de compras, apenas necessitaremos de fazer uma visita, por semana, ao supermercado, poupando assim nas tão indesejadas deslocações.


Planear as refeições ajuda-nos a elaborar uma lista de compras mais eficiente e assim evitar compras impulsivas de produtos supérfluos, duplicados ou menos saudáveis. Ao termos todas as nossas refeições planeadas e todos os ingredientes necessários em casa, iremos evitar a tentação de recorrer a restaurantes take away ou a optar por refeições prontas (pizzas, lasanhas...).


Evitamos também o desperdício de alimentos por expirarem o prazo de validade, já que teremos melhor controlo sobre o que temos na despensa, assim como também conseguiremos aproveitar melhor as sobras para confeccionar-mos novas refeições.


Sabendo exatamente o que vamos cozinhar e garantindo que temos todos os ingredientes necessários, não saber o que fazer para o jantar, deixará de ser uma preocupação para todos nós!


Ao planearmos o almoço e o jantar para toda a semana, com base naquilo que temos disponível em casa, principalmente, em relação às proteínas (carne, peixe, ovos, tofu,..), devemos verificar também que tipo de hidratos de carbono e legumes temos na nossa dispensa.


É, sem dúvida, economicamente mais favorável.


Comecemos então por elaborar o nosso menu de almoço e jantar para a semana, verifiquemos o que temos em casa, e só depois devemos elaborar uma lista de compras com aquilo que realmente necessitamos. Uma das regras que devemos ter em conta quando elaboramos a nossa ementa é tentar ter como base a variabilidade alimentar. Tentemos diversificar o tipo de proteína em relação ao almoço e jantar do mesmo dia, assim como as verduras e os legumes.


Outra das muitas vantagens deste planeamento é podermos confeccionar, com antecedência, alguns elementos das nossas refeições, como o arroz ou o couscous, que são alimentos que podemos confeccionar em maior quantidade e guardar no frigorifico por 2 ou 3 dias, bastante versáteis para acompanhar a fonte de proteína, poupando-nos tempo de cozinha que podemos dedicar para experimentarmos uma nova confecção de um peixe ou de uma carne.


Logo que este hábito se instale na nossa vida, cozinhar torna-se mais fácil, simples e até agradável.


Por: Anita Martins - Nutricionista do Clube de Saúde Kalorias Expo, membro efetivo da Ordem dos Nutricionistas nº2827N

63 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Faça parte da nossa lista de emails.

Escolha a(s) newsletter(s) que gostaria de receber:

  • Branca Ícone Instagram
  • Branca Ícone LinkedIn

© 2021 KALORIAS - Todos os direitos reservados.