top of page
KALORIAS

As vantagens de planear as suas refeições semanais

Vivemos um tempo totalmente inesperado, marcado por esta pandemia, em que passámos a reger-nos por novas regras, novos desafios, ditados, sobretudo pelo isolamento e confinamento social. O facto de estarmos em casa, a maior parte do tempo, pode ser uma excelente oportunidade para nos dedicarmos mais à preparação das nossas refeições, o que certamente nos ajudará e simplificará o dia-a-dia.


Ao planearmos com antecedência o que vamos comer, poupamos tempo e dinheiro, alimentamo-nos melhor e até fazemos refeições mais saudáveis.



Eis aqui alguns benefícios e vantagens de planear as nossas refeições diárias:

- Poupamos tempo no supermercado e evitamos deslocarmo-nos várias vezes;

- Tendencialmente vamos comer melhor e de forma mais saudável;

- Vamos comer de forma mais variada e equilibrada;

- Há uma verdadeira tendência para adquirirmos hábitos alimentares mais saudáveis.


Se elaborarmos, atempadamente, um plano de refeições semanal e uma lista de compras, apenas necessitaremos de fazer uma visita, por semana, ao supermercado, poupando assim nas tão indesejadas deslocações.


Planear as refeições ajuda-nos a elaborar uma lista de compras mais eficiente e assim evitar compras impulsivas de produtos supérfluos, duplicados ou menos saudáveis. Ao termos todas as nossas refeições planeadas e todos os ingredientes necessários em casa, iremos evitar a tentação de recorrer a restaurantes take away ou a optar por refeições prontas (pizzas, lasanhas...).


Evitamos também o desperdício de alimentos por expirarem o prazo de validade, já que teremos melhor controlo sobre o que temos na despensa, assim como também conseguiremos aproveitar melhor as sobras para confeccionar-mos novas refeições.


Sabendo exatamente o que vamos cozinhar e garantindo que temos todos os ingredientes necessários, não saber o que fazer para o jantar, deixará de ser uma preocupação para todos nós!


Ao planearmos o almoço e o jantar para toda a semana, com base naquilo que temos disponível em casa, principalmente, em relação às proteínas (carne, peixe, ovos, tofu,..), devemos verificar também que tipo de hidratos de carbono e legumes temos na nossa dispensa.


É, sem dúvida, economicamente mais favorável.


Comecemos então por elaborar o nosso menu de almoço e jantar para a semana, verifiquemos o que temos em casa, e só depois devemos elaborar uma lista de compras com aquilo que realmente necessitamos. Uma das regras que devemos ter em conta quando elaboramos a nossa ementa é tentar ter como base a variabilidade alimentar. Tentemos diversificar o tipo de proteína em relação ao almoço e jantar do mesmo dia, assim como as verduras e os legumes.


Outra das muitas vantagens deste planeamento é podermos confeccionar, com antecedência, alguns elementos das nossas refeições, como o arroz ou o couscous, que são alimentos que podemos confeccionar em maior quantidade e guardar no frigorifico por 2 ou 3 dias, bastante versáteis para acompanhar a fonte de proteína, poupando-nos tempo de cozinha que podemos dedicar para experimentarmos uma nova confecção de um peixe ou de uma carne.


Logo que este hábito se instale na nossa vida, cozinhar torna-se mais fácil, simples e até agradável.


Por: Anita Martins - Nutricionista do Clube de Saúde Kalorias Expo, membro efetivo da Ordem dos Nutricionistas nº2827N

190 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page