Na eterna “guerra” entre a batata-doce e a batata branca, será que realmente há uma justa vencedora? É isso que vamos descobrir!
Nos últimos anos, muito se tem falado que a batata-doce é melhor do que a batata branca porque “faz melhor à saúde” ou porque “engorda menos” ou porque “tem mais nutrientes”. E isso tem pesado na hora da escolha, e muitas pessoas têm optado por trocar a batata branca que costumavam colocar na sopa ou que utilizavam como acompanhamento de uma refeição pela tão famosa batata-doce, até mesmo na hora de fritar muitas pessoas optam pela batata-doce porque consideram “fazer menos mal”.
Para perceber-mos melhor, nada melhor do que fazer uma simples comparação das propriedades nutricionais das duas:
- Batata-doce:
Esta batata, quando cozida, tem em média 112 Kcal por 100g;
Tem um alto teor em fibra e é rica em vitamina A, Vitamina C e Cálcio;
Tem um índice glicémico mais baixo do que a batata branca, ou seja, a subida de açúcar no sague vai ser mais lenta.
- Batata branca:
Tem em média 90 Kcal por 100 gr, depois de cozida;
É rica em potássio e vitaminas do complexo B;
Tem menos sódio do que a batata-doce.
Em comum têm, o baixo teor em gordura e as quantidades semelhantes em minerais como o magnésio, ferro e zinco.
Depois desta pequena análise, é possível vermos que a diferença calórica das duas é muito pouca, por isso já mais se pode afirmar que uma engorda mais do que a outra. Ambas são uma boa fonte de nutrientes mas diferentes entre elas.
Em relação ao método de confeção, no caso de serem fritas, o valor calórico, das duas, duplica. O problema não está na batata mas sim no processo de fritura!
Cozer é método de confeção mais saudável para qualquer uma delas, uma vez que não aumenta o teor calórico.
Podemos então concluir que nesta guerra ambas são justas vencedoras! Porque as duas podem estar presentes numa alimentação saudável e equilibrada, pois são boas fontes de hidratos de carbono e de nutrientes.
Por isso na hora de escolher, vá variando ou opte pela que gostar mais e não pela que considera ser mais saudável, porque a verdade é que as duas o são.
Por: Anita Martins: Nutricionista do clube de saúde Kalorias Expo, membro efetivo da Ordem dos Nutricionistas nº2827N
Comentários