top of page
  • KALORIAS

Os benefícios da Castanha

Estamos a entrar nos meses de inverno e as ruas começam a ser inundadas por aquele cheiro tão característico desta época, o cheiro a castanhas assadas. Principalmente neste mês de Novembro, conhecido pelo mês de São Martinho.


Como tal não há nada melhor do que relembrarmos os benefícios do consumo desta fruta tão tradicional desta época do ano no nosso país.


Muitas pessoas associam este fruto, nomeadamente a sua composição, à dos frutos gordos, como nozes ou às amêndoas, por exemplo, mas a verdade é que a castanha não se insere no grupo dos frutos gordos como estes dois. Ao contrário dos frutos gordos, a castanha é praticamente isenta de gordura.


A verdade é que este fruto tem uma lista de propriedades nutricionais bastante interessantes, tais como:

  • Elevado teor em Vitamina C, conseguindo mesmo atingir-se metade do valor diário recomendado desta vitamina consumido cerca de 10 unidades de castanhas;

  • Têm também um ótimo teor em vitaminas do complexo B e ácido fólico;

  • São ricas em minerais como o cálcio, ferro, magnésio, potássio, fósforo, zinco e cobre;

  • Para além disto tudo é uma ótima fonte de energia, uma vez que na sua composição estão maioritariamente os hidratos de carbono.


A sua inserção na nossa rotina alimentar também pode ser bastante versátil e enriquecedora, pela sua qualidade nutricional, uma vez que podemos utilizar as castanhas como um snack a meio do dia, cruas, cozidas ou assadas, numa média de 6 a 12 unidades, correspondendo isto a uma média calórica entre 108 a 216 Kcal. Ou também, como um acompanhamento de um prato de carne, por exemplo, cozidas ou em puré, acabando por ser um ótimo substituído ao arroz, massa ou batata. Sendo uma opção bastante interessante para quem tem intolerância ao glúten, pois a castanha é isenta do mesmo.


Agora que ficou a conhecer melhor a riqueza nutricional da castanha, comece a utilizá-la mais na sua alimentação, pois vai ficar a ganhar!



Por: Anita Martins, Nutricionista do clube de saúde Kalorias Expo, membro efetivo da Ordem dos Nutricionistas nº2827N.

500 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page