top of page

Chás vs Infusões

Mais de 60% do nosso organismo é constituído por água, é o principal componente do nosso corpo. Beber água torna-se fundamental para uma alimentação saudável e equilibrada.


Quando o consumo de água não é o adequado às necessidades recomendadas, os chás e as infusões são uma ótima alternativa, já que dão sabor e melhoram a hidratação.

Chá e infusão são bebidas diferentes, acabando por ser denominadas globalmente por “chá”. O chá é proveniente da planta a camellia sinensis, da qual obtêm-se vários tipos de chá entre eles o preto, verde, branco, wulong, amarelo, fermentado etc.


As infusões são provenientes de outras plantas que não a camellia sinensis, podem ser feitas com flores, cascas de frutas, folhas ou raízes de plantas diversas e sementes (frescas ou secas). Na sua composição não há nenhuma adição de chá (seja preto, verde, oolong ou branco).


Contudo, ingredientes de infusões podem servir para aromatizar diferentes tipos de chá. Para isso, é usado a base de chá (preto, verde, etc) e mistura-se com o complemento, neste caso já são chamados de chás. Um blend (mistura) de chá, por exemplo, uma mistura de chá verde e limão.


É aconselhável beber uma ou duas chávenas de chá por dia, ao pequeno almoço e depois do almoço, cada uma com 2,5 g (uma colher de chá de folhas ou uma saqueta).


Em caso de gravidez ou patologias associadas, consulte um médico ou nutricionista antes de consumir algum tipo de chá ou infusão.


Bibliografia:

Associação Portuguesa de Nutricionistas: https://www.apn.org.pt/noticia.php?id=695


Por: Inês de Carvalho Martins: Nutricionista do clube de saúde Kalorias Telheiras, membro efetivo da Ordem dos Nutricionistas nº3548N.

118 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page