top of page
  • KALORIAS

Colagénio

O Colagénio é a principal proteína estrutural encontrada na pele, que promove resistência e evita a flacidez dos tecidos.


Com a idade, é normal que percamos elasticidade da pele, porque há uma redução da produção de elastina, glicosaminoglicanos, componentes do tecido conjuntivo. No entanto, a sua suplementação não significa que ele vá diretamente para a nossa pele.



O colagénio, como todas a proteínas, é formado por cadeias de aminoácidos, que vão sendo quebradas no processo digestivo para serem absorvidos posteriormente. Depois de absorvidos podem ser desviados para diversas funções no nosso organismo, entre elas a síntese de colagénio endógena, realizada pelos fibroblastos a partir dos aminoácidos lisina, prolina e glicina.


Para além destes péptidos, a síntese endógena de colagénio depende de outros nutrientes como a vitamina C, cobre, zinco, manganês e silício. Isso significa que a suplementação de colagénio poderá ser uma alternativa, no entanto não dispensa uma alimentação adequada e equilibrada que forneça todos os nutrientes indispensáveis.


Diversos fatores regulam a síntese de colagénio natural do corpo, tal como a secreção de GH (hormona de crescimento), testosterona, estrogénios, além do estímulo dos seus fatores de crescimento existentes no plasma sanguíneo.


Não dispensa também uma correta hidratação, já que células bem hidratadas são mais saudáveis e jovens.


Em resumo, se mantém uma dieta baseada em alimentos ricos em micronutrientes e proteínas de boa qualidade, possivelmente obterá todo o substrato necessário para a produção de colagénio. Caso não consiga obter ou absorver tudo através da alimentação, poderá ser-lhe sugerida a suplementação.


 

Bibliografia

Randomized Controlled Trial. Nutrients. 2018 Jun 26;10(7):826. doi: 10.3390/nu10070826.

Oral Intake of Low-Molecular-Weight Collagen Peptide Improves Hydration, Elasticity, and Wrinkling in Human Skin: A Randomized, Double-Blind, Placebo-Controlled Study


 

Por: Maria Carlos Marcelo: Nutricionista do clube de saúde Kalorias Seixal, membro efetivo da Ordem dos Nutricionistas nº1657N

386 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page