Para uma vida saudável é importante que tenhamos uma alimentação completa, equilibrada e variada, de forma a retirar desta alimentação todos os nutrientes necessários para um bom funcionamento do organismo. Contudo, a quantidade e a qualidade destes nutrientes pode estar comprometida, nas diversas fases em que é submetido, desde que o alimento é “colhido” até ao nosso prato.

A eventual necessidade de adição de gordura e sal, a perda de vitaminas no contato prolongado com a água ou a exposição a temperaturas muito elevadas são fatores a considerar na altura de confecionar os alimentos, garantindo a preservação da sua riqueza nutricional e sem a adição ou formação de elementos pouco benéficos para a saúde.
Assim, devemos ter atenção aos seguintes cuidados:
· Cozinhar a vapor preferencialmente;
· Evitar descascar os vegetais ou, se o fizer, optar por fazê-lo depois de os confecionar;
· Se cortar os vegetais antes da confeção, corte imediatamente antes de prepará-los e em pedaços grandes. Os pequenos pedaços aumentam a exposição interior do vegetal, facilitando a fuga de nutrientes.
· Usar o mínimo de água possível para cozer;
· Evitar deixar o alimento no fogo por muito tempo;
· Esperar que a água ferva para colocar os alimentos;
· Consumir ou reutilizar para outros preparados, a água usada na confeção de vegetais;
· Consumir os alimentos cozinhados num prazo máximo de 2 dias, já que o seu conteúdo nutricional vai diminuindo quando os mesmos são expostos ao ar.
· Cozinhar peixe e carne apenas durante o tempo necessário para o processo;
· Evitar fritar acima dos 180oC. Se fritar, usar o azeite, a gordura mais saudável;
· Optar por comer a fruta na sua forma natural.
Por: Ana Filipa Dias - Nutricionista do Clube de Saúde Kalorias Gaia, membro efetivo da Ordem dos Nutricionistas nº2594N.
Comments