top of page
  • KALORIAS

Dicas para não engordar ao fim de semana

Os fins-de-semana podem ser um problema para quem deseja manter uma alimentação equilibrada. Existem jantares ou festas que nos levam a ter uma alimentação diferente do habitual ou simplesmente estamos mais relaxados em casa e temos tendência para ingerir alimentos mais calóricos. Aqui estão algumas dicas para nos ajudar a manter uma alimentação saudável e ao mesmo tempo aproveitar o fim-de-semana.


Mantenha as rotinas das refeições

Mesmo que acorde mais tarde, tente não saltar refeições.

Se for dar um passeio ou simplesmente sair de casa não se esqueça de levar consigo algum alimento para não estar tantas horas sem comer ou para não ficar com fome e ter tendência a ir comprar um alimento pouco saudável. Pode ser simplesmente um pacotinho de frutos secos sem sal ou uma peça de fruta.


Combata o sedentarismo

Um programa de fim-de-semana passa, muitas vezes, por passar o dia no sofá a ver filmes e séries, o que normalmente está associado à ingestão de snacks calóricos. Apesar de ser importante descansar e relaxar tente manter alguma atividade física, como um passeio de bicicleta pela manhã ou uma caminhada ao final do dia. Vai sentir-se muito melhor e com mais energia.


E se for jantar fora?

Primeiro, tente não ir cheio de fome; faça sempre um lanche leve ou coma um prato de sopa pouco tempo antes de sair de casa. Isto vai permitir que não tenha tanta fome ao jantar e que consiga resistir àquelas entradas muito calóricas.

Está num daqueles dias em que apetece mesmo uma sobremesa? Ok, não é um excesso ocasional que vai comprometer a sua dieta. Pode optar por dividi-la com alguém de forma a ingerir menos calorias.

Cuidado com as bebidas calóricas: evite os os refrigerantes, as bebidas alcoólicas açucaradas e as bebidas brancas. Tente não beber mais do que um copo de bebida por refeição e vá alternando com a água.


Tente manter a ingestão de água no fim-de-semana e não se esqueça de no dia seguinte voltar à sua rotina alimentar.


Por: Inês Cardoso Martins - Nutricionista do clube de saúde Kalorias Torres Vedras, membro efetivo da Ordem dos Nutricionistas nº2352N.

210 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page