top of page

Benefícios da erva de trigo

São inúmeros os benefícios atribuídos à erva de trigo. É uma erva jovem proveniente da planta de trigo comum Triticum aestivum, com cerca de 10 a 15 dias de germinação antes de desenvolver o cereal e por isso isenta de glúten. É precisamente neste momento que a erva de trigo retém as maiores propriedades nutricionais.



É dos alimentos vegetais mais ricos em vitaminas, minerais, aminoácidos essenciais e enzimas. Nos seus componentes incluem também clorofila, flavonoides, ácido fenólico e glutationa, agentes antioxidantes que ajudam na redução e eliminação dos danos dos radicais livres.


Melhora o sistema imunitário, o controlo da diabetes e da resistência à insulina. Contém propriedades alcalinas que ajudam a neutralizar o pH do corpo e propriedades anti-inflamatórias que ajudam em casos de artrite reumatoide, colite ulcerosa, doenças hematológicas, obesidade e stress oxidativo.


Contém um diverso conjunto de enzimas que auxiliam na digestão, promovendo uma absorção mais eficaz de todos os nutrientes provenientes da alimentação.


Entre as vitaminas, contém vitamina A, B, C, E e K, entre os minerais podemos encontrar um reforço em cálcio, magnésio, ferro, potássio e zinco.


A sua vasta composição em 19 tipos de aminoácidos diferentes, entre eles os 9 aminoácidos essenciais, faz com que seja um importante reforço na alimentação vegetariana e vegana.

Alguns exemplos onde pode ser utilizada são os batidos, as saladas, as sopas e os iogurtes, numa dose máxima de 5g/dia, sendo a introdução deste superalimento feita de forma gradual no dia-a-dia alimentar.


Por: Maria Carlos Marcelo - Nutricionista do Clube de Saúde Kalorias Seixal, membro efetivo da Ordem dos Nutricionistas nº1657N.

602 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page