top of page
  • KALORIAS

Quer que o seu filho coma de forma saudável? Dê o exemplo!

O início do ano letivo está a chegar para muitas crianças e o que todos os pais desejam e anseiam é que os seus filhos tenham um ótimo desempenho escolar. E se há algo que pode ter impacto bastante positivo nessa questão é a alimentação saudável, adequada e equilibrada ao desenvolvimento e crescimento da criança.



As evidências apontam que crianças que não tomam regularmente o pequeno-almoço apresentam níveis de concentração mais baixos e maiores dificuldades de atenção/concentração a nível escolar. E é aqui que a influência da família pode ser bastante positiva (ou negativa) porque há efetivamente uma relação entre o comportamento alimentar dos pais e a forma como as crianças vão desenvolvendo os seus gostos e comportamentos alimentares, ao longo da vida.


Os pais têm um grande impacto na aprendizagem e adoção de certos comportamentos alimentares por parte das crianças, pois são eles que desempenham o papel principal de promotores de saúde, modelos e educadores na vida dos seus filhos.


Vejamos:

O seu filho nunca quer tomar o pequeno-almoço e você costuma fazê-lo?

O seu filho rejeita comer legumes e sopa e você come?

O seu filho não gosta de fruta mas você tem por hábito comer?


Se realmente a resposta a estas questões é “não”, então a melhor forma de começar a contrariar esta situação é dando o exemplo!


Comece por fazer as refeições em família, iniciando sempre com sopa para todos. Mais tarde ou mais cedo, a criança vai reconhecer esse hábito como algo natural na sua rotina alimentar.


Coma fruta a seguir às refeições que faz com o seu filho, para o incentivar ao consumo da mesma. Vai ver que esta atitude vai começar a ser vista por ele como algo natural e que faz parte das suas rotinas alimentares.


Comece o dia com tempo suficiente para tentar tomar o pequeno-almoço juntamente com o seu filho, de maneira a introduzir essa refeição na vossa rotina alimentar. Coma idealmente o mesmo que lhe oferece, como por exemplo: pão com queijo, leite e uma fruta, algo simples, rápido de preparar e mesmo assim muito nutritivo.


Os pais devem ser sempre guias de aprendizagem alimentar, dando o exemplo e encorajando as crianças a experimentarem alimentos diferentes. É mediante a imitação do comportamento daqueles que as rodeiam que as crianças maioritariamente aprendem. A observação leva à imitação.


Por isso não se esqueça, se quer que o seu filho tenha uma alimentação saudável, dê o exemplo!



Referências Bibliográficas:

1. Direção Geral de Saúde: https://nutrimento.pt/alimentacao-escolar/pequeno-almoco-e-desempenho-escolar/

2. Silvia Scaglioni et al. “Factors Influencing Children’s Eating Behaviours”. Em: Nutrients 10 (mai. de 2018), p. 706. doi: 10.3390/nu10060706.

3. Angelo Pietrobelli, Massimo Agosti e Luis Pereira-da-Silva. “Nutrition in the First 1000 Days: Ten Practices to Minimize Obesity Emerging from Published Science”. Em: International Journal of Environmental Research and Public Health 14 (dez. de 2017), p. 1491. doi: 10.3390/ijerph14121491.



Por: Anita Martins: Nutricionista do clube de saúde Kalorias Expo, membro efetivo da Ordem dos Nutricionistas nº2827N

91 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page