FLEXITARIANISMO

O Flexitarianismo é um estilo alimentar que funde os conceitos de “vegetariano” e "flexível”, e aplica-se a quem privilegie a ingestão de alimentos de origem vegetal mas, ao mesmo tempo, permite a ingestão esporádica de alimentos como carne ou peixe.

Esta flexibilidade é uma das grandes vantagens para quem quer seguir uma alimentação mais consciente, sem ter que abdicar totalmente do consumo de produtos de origem animal. Quem segue o flexitarianismo privilegia também o consumo de vegetais e fruta e tem ainda um especial cuidado com a escolha de alimentos sazonais e de produção local.


Permite ter as vantagens associadas ao vegetarianismo como o maior consumo de frutos e vegetais e o menor impacto ambiental devido ao baixo consumo de produtos de origem animal e, por outro lado, a facilidade nas épocas festivas ou refeições com não vegetarianos por não proibir determinados alimentos.


Num estudo elaborado pela Lantern onde é retratada a realidade vegetariana em Portugal, verifica-se que existem 764.000 adultos veggies (que inclui vegans, vegetarianos e flexitarianos), o que equivale a 9% da população. O estilo que mais tem aumentado é exatamente o dos flexitarianos com cerca de 7,4% da população. E o principal motivo para adotar esta dieta? 74% dos flexitarianos admite que é pela sua saúde.


Faça a alimentação que mais se adequa a si, sendo consciente e não esquecendo o equilíbrio.


Por: Inês Cardoso Martins: Nutricionista do clube de saúde Kalorias Torres Vedras, membro efetivo da Ordem dos Nutricionistas nº2352N.

56 visualizações

Faça parte da nossa lista de emails.

Escolha a(s) newsletter(s) que gostaria de receber:

  • Branca Ícone Instagram
  • Branca Ícone LinkedIn

© 2021 KALORIAS - Todos os direitos reservados.