top of page

Comer Hidratos de Carbono à noite engorda?

É verdade, esta é uma pergunta ainda feita por muita gente em consultas de nutrição e é um mito que ainda “mora” em muitas cabeças.


Actualmente não devemos continuar a alimentar estes mitos, pois não passam disso mesmo.



Os hidratos de carbono fazem parte dos macronutrientes, a par com as proteínas e os lípidos, mais comummente encontrados no pão, massa, arroz , batatas, fruta e leguminosas.


São os principais responsáveis por fornecer energia ao nosso organismo, pelo que não merecem a conotação negativa que lhes é atribuída.


Aquele pensamento, que “à noite não se pode comer hidratos de carbono porque depois já não os vamos gastar”, é completamente errado. Nenhum alimento passa a ter mais calorias dependente do período do dia em que é ingerido. Até porque nenhum alimento por si só tem a capacidade de engordar ou emagrecer.


Quando se está num processo de perda de peso, o mais importante para haver sucesso é terminar o dia com balanço energético negativo, ou seja, para que isso aconteça é necessário consumir menos calorias do que aquelas que gastamos.


Para que isso aconteça, há algo que é muito importante, que são as quantidades! E é por isso necessário, ter atenção às porções de todos os macronutrientes e não só de um. Sendo por isso possível consumir hidratos de carbono em todas as refeições principais, desde que em quantidades adaptadas ao objectivo de cada pessoa.


Se houver excesso calórico, vai com certeza haver um aumento de peso, independentemente dessas calorias serem provenientes de hidratos de carbono, proteínas ou gorduras.


Por norma um dieta equilibrada, segundo as recomendações da Organização Mundial de Saúde, deve conter cerca de 50% em hidratos de carbono do valor energético total.


Relativamente à qualidade dos hidratos de carbono ingeridos, devemos sempre priviligiar, maioritariamente, o consumo de hidratos de carbono complexos. Presentes em alimentos não refinados ou processados, como as leguminosas, pois são alimentos mais ricos a nível nutricional, com maior teor de fibras, vitaminas e minerais.


Bibliografia:


Por: Anita Martins: Nutricionista do clube de saúde Kalorias Expo, membro efetivo da Ordem dos Nutricionistas nº2827N

242 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page