top of page

Neutralidade Corporal

A imagem corporal pode definir-se como as percepções, pensamentos e sentimentos à cerca do nosso corpo (Grogan, 2021). A insatisfação corporal ocorre quando as visões do corpo são negativas e envolvem uma discrepância entre a avaliação do corpo real e o do corpo ideal (Cash, 2001; Grogan, 2021). Pode levar a consequências para a saúde física e mental, incluíndo depressão, ansiedade, baixa autoestima e distúrbios do comportamento alimentar (Dittmar, 2009; Martijn et al., 2013).


Resultados de mais de 20 artigos peer-reviewed (artigos que passam por processos de revisão por vários profissionais da área) correlacionaram a utilização das redes sociais com o aumento da insatisfação corporal e dos distúrbios do comportamento alimentar (Holland & Tiggemann, 2016). Devido, em grande parte, aos crescentes níveis de comparação e insegurança entre os utilizadores das redes sociais, surgiu o movimento “Positividade Corporal” (PC).


A PC tem como objetivo desconstruir os ideais de aparência e promover a aceitação e o respeito por corpos de todas as formas e tamanhos. Este movimento está positivamente correlacionado com um melhor desenvolvimento psicológico, social e bem-estar emocional. Também promove a alimentação intuitiva (comer com base nos sinais de fome e saciedade) e protege da cultura das dietas (normalização de dietas como um mecanismo de controlar o corpo e o conjunto de crenças associados à magreza) (Jovanovski & Jaeger, 2022).


Apesar dos benefícios da Positividade Corporal, subsistem algumas dúvidas. Uma das questões associadas prende-se com a pressão exercida para aceitar o corpo como ele é, resultando em culpa, uma vez que a aspiração parece impossível. Adicionalmente, continua a promover a preocupação com a aparência e a obsessão pelo corpo (Clark, 2022).


Contrariamente a este conceito, o movimento “Neutralidade Corporal” (NC) não envolve definições de beleza, nem promove positividade ou negatividade perante o corpo físico. O termo NC tornou-se conhecido através da especialista em transtornos alimentares, Anne Poirier, que define a Neutralidade Corporal como a priorização da função do corpo e o que ele pode fazer, em vez da sua aparência.


Enquanto a PC pretende transformar a definição de beleza da sociedade, a NC propõe uma alteração dos valores da sociedade, tirando o foco do corpo e da beleza. O objetivo da NC é neutralizar o impacto que a nossa aparência tem na nossa vida, no nosso bem-estar e nas nossas decisões.


A NC é um movimento recente, sendo que carece de evidência científica. Serão necessários mais estudos para comprovar o efeito da NC na imagem corporal.


 

Por: Alice Dias: Nutricionista do Clube de Saúde Kalorias Évora e Castelo Branco, membro efetivo da Ordem dos Nutricionistas nº4413N

251 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page