top of page
  • KALORIAS

Óleo de Borragem

Nativa do sul da Europa e do oeste da Ásia, a borragem é uma planta herbácea e medicinal que pode trazer muitos benefícios à saúde, principalmente o seu óleo, extraído das sementes Borago officinalis.



O óleo de borragem é uma substância natural que fornece altos níveis de ómega 6, ácido gama-linolenico (GLA), um forte anti-inflamatório encontrado em certos óleos vegetais.


Depois de absorvido pelo corpo, o GLA é convertido em prostaglandinas e ajuda a regular o sistema imunológico, a combater inflamações, aliviar sintomas de doenças autoimunes, doenças de pele, além de minimizar a tensão pré-menstrual, cólicas e outras condições inflamatórias.


Como tem propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, o óleo de borragem auxilia no tratamento de diversas sintomatologias. Nas mulheres verifica-se alívio dos sintomas da tensão pré-menstrual como a sensibilidade mamária, ansiedade, erupções cutâneas, stress e cólicas. O óleo de borragem também se mostrou eficaz no aumento da produção do leite materno, no tratamento da endometriose, dos sintomas da menopausa, incluindo os suores noturnos. No caso das mulheres em fase de menopausa, a ingestão de óleo de borragem associado com magnésio, vitamina D, e cálcio é uma forma a otimizar ainda mais os seus efeitos benéficos e evitar o risco de osteoporose, que se torna maior nesta fase da vida.


Também utilizado no tratamento de doenças inflamatórias da pele, como o eczema. O GLA corrige as deficiências nos lipídios da pele causados por baixos níveis de atividade do delta-6-dessaturase. Quando a pele não produz estes óleos protetores em quantidade suficiente, o resultado é um sistema imunológico desregulado, maiores riscos de inflamações e respostas imunes que resultam em problemas de pele, incluindo os típicos do eczema.


O GLA do óleo de borragem pode funcionar como um remédio natural para a dor da artrite reumatoide, especialmente quando usado em combinação com outros analgésicos convencionais ou medicamentos anti-inflamatórios. Há evidências demonstraram uma diminuição do inchaço e da dor nas articulações com seis semanas de tratamento regular.


O GLA está presente em quantidades muito pequenas em algumas plantas comestíveis como vegetais de folhas verdes e certas nozes, a fonte mais significativa de GLA é o leite materno. Depois da fase de amamentação os seres humanos têm uma ingestão muito baixa de GLA, assim o óleo de borragem pode ser um bom aliado na forma de adquirir a dose recomendada de ómega 6 tanto na infância como na idade adulta.



Por: Maria Carlos Marcelo: Nutricionista do clube de saúde Kalorias Seixal, membro efetivo da Ordem dos Nutricionistas nº1657N.

61 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page