Óleo de prímula na saúde da mulher

O óleo de prímula, também conhecido como óleo de onagra, é um suplemento que pode trazer benefícios para a pele, coração e sistema gastrointestinal devido ao seu alto teor de ácido gama linoleico (ómega 6). Para potencializar os seus efeitos, é recomendado que o óleo de prímula seja utilizado em conjunto com pequenas doses de vitamina E, de forma a melhorar a sua absorção.


Com propriedade anti-inflamatória e no sistema imunitário, pode ser indicado em diversas situações. É muito utilizado por mulheres com o objetivo de aliviar os sintomas da síndrome pré-menstrual e da menopausa, como cólicas, sensibilidade mamária, dor de cabeça, irritabilidade e fadiga.


A síndrome pré-menstrual, um distúrbio cíclico comum em mulheres jovens e de meia-idade, é caracterizada por sintomas emocionais e físicos que ocorrem de forma consistente durante a fase lútea do ciclo menstrual.



Mulheres com sintomas leves devem ser instruídas sobre mudanças no estilo de vida, incluindo dieta, restrição de sódio e cafeína, actividade física e redução de stress.


Em mulheres com sintomas moderados, o tratamento inclui medicamentos e modificações no estilo de vida. Suplementos dietéticos como cálcio e óleo de prímula podem oferecer benefícios.

Um estudo feito em 2018 com o intuito de determinar a eficácia e segurança do óleo de prímula, mostrou evidências sobre os benefícios nos sintomas de irritabilidade nas mulheres em pós-menopausa.


Também durante a gravidez o óleo de prímula tem sido usado para o tratamento de doenças sistémicas, que são acompanhadas de inflamação crónica, como dermatite atópica, artrite reumatóide e psoríase. Além disso, foi proposto para algumas condições de saúde das mulheres, incluindo dor no peito (mastalgia), sintomas da síndrome pré-menstrual e sintomas da menopausa, amadurecimento cervical e indução ou aumento do trabalho de parto.



Kalati, M., et al (2018) Evening primrose oil and labour, is it effective? A randomised clinical trial. J Obstet Gyhaecol; 38(4) https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/29426270/


Sharif, S. & Darsareh, F. (2020) Impact of evening primrose oil consumption on psychological symptoms of postmenopausal women: a randomized double-blinded placebo-controlled clinical trial. Menopause. 27(2): 194-198. https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/31738736/



Por: Maria Carlos Marcelo: Nutricionista do clube de saúde Kalorias Seixal, membro efetivo da Ordem dos Nutricionistas nº1657N.

22 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Faça parte da nossa lista de emails.

Escolha a(s) newsletter(s) que gostaria de receber:

  • Branca Ícone Instagram
  • Branca Ícone LinkedIn

© 2021 KALORIAS - Todos os direitos reservados.