Importância de suplementar com ómega3


Os ómega-3 pertencem á família dos ácidos gordos essenciais que desempenham um papel importante no seu corpo e podem fornecer uma série de benefícios à saúde, tais como:

  • diminuir a inflamação do seu organismo;

  • protegere-lo contra doenças cardiovasculares ao ajudar na diminuição dos níveis de colesterol LDL e triglicéridos;

  • evitar a formação de coágulos;

  • ajudar a prevenir doenças autoimunes;

  • combater a depressão;

  • melhorar o funcionamento cerebral;

  • e pode ainda melhorar o rendimento muscular.


Como o corpo humano não consegue produzir ómega 3 este deve ser obtido através da alimentação ou suplementação.


Os três tipos mais importantes de ómega-3 são:

O EPA (ácido eicosapentaenóico), encontrado principalmente em peixes gordos, frutos do mar e óleo de peixe, que apresenta funções essenciais como a redução da inflamação do organismo. O EPA demonstrou ser particularmente eficaz contra certas condições mentais, especialmente a depressão;

o DHA (ácido docosahexaenóico), encontrado principalmente em peixes gordos, frutos do mar, óleos de peixe e algas, tem como principal papel servir como um componente estrutural nas membranas celulares, particularmente nas células nervosas do cérebro e dos olhos. Detém grande importância durante a gravidez e a amamentação, pois é absolutamente crucial para o desenvolvimento do sistema nervoso. O leite materno pode conter quantidades significativas de DHA, dependendo da ingestão da mãe;

e o ALA (ácido alfa-linolênico) que é o mais comum na dieta alimentar, encontrado em certos alimentos vegetais ricos em gordura, especialmente sementes de linhaça, sementes de chia e nozes. A sua principal função no organismo é a formação de energia. No entanto, é classificado como um ácido gordo essencial, pois o organismo pode convertê-lo em EPA e DHA. No entanto, esse processo é ineficaz em humanos e por esse motivo, o ALA nunca deve ser considerado como única fonte de ómega-3.


A dieta ocidental típica contém cerca de 10 vezes mais ómega-6 do que ómega-3. O ómega-6 vem principalmente de óleos vegetais refinados que são adicionados a alimentos processados. Muitos especialistas acreditam que a proporção ideal de ómega-6 para ómega-3 será de 2:1.

O ómega-6 e o ómega-3 competem pelas mesmas enzimas, que convertem os ácidos gordos nas suas formas biologicamente ativas, portanto, para melhorar os níveis de ómega-3, deve-se obter a quantidade diária necessária do mesmo através da alimentação ou suplementação, mas também reduzir a ingestão de óleos vegetais ricos em ômega-6.


Muitos países recomendam níveis diários de ingestão de EPA e DHA que variam de 500 mg / dia a 1-2 g. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda o consumo entre 0,3-0,5 g / dia, enquanto a Sociedade Internacional para o Estudo de Ácidos Gordos e Lípidos (ISSFAL) recomenda 500 mg / dia.

A Food and Drug Administration (FDA) afirma que os suplementos de ómega-3 que contêm EPA e DHA são seguros se as doses não excederem os 3.000 mg por dia. Esses cuidados existem por vários motivos, o ómega-3 em excesso pode causar afinamento do sangue ou sangramento excessivo em algumas pessoas.


No entanto, a suplementação de ómega-3 deve ser considerada apenas se não for possível adquirir a quantidade diária necessária através da alimentação e apenas por aconselhamento médico ou por um nutricionista.



Bibliografia

Candela C., et al (2011) Importance of a balanced omega 6/omega 3 ratio for the maintenance of health. Nutritional recommendations. Nutrición Hospitalaria, vol. 26, núm. 2, pp. 323-329.

Shahidi F., Ambigaipalan P. (2018) Omega-3 Polyunsaturated Fatty Acids and Their Health Benefits, Rev Food Sci Technol, 9:345-381.

Gunnars K. (2019) What Are Omega-3 Fatty Acids? Explained in Simple Terms.


Por: Ana Patrícia Santos: Nutricionista estagiária do clube de saúde Kalorias Torres Vedras, membro estagiário da Ordem dos Nutricionistas nº3104NE.

294 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Faça parte da nossa lista de emails.

Escolha a(s) newsletter(s) que gostaria de receber:

  • Branca Ícone Instagram
  • Branca Ícone LinkedIn

© 2021 KALORIAS - Todos os direitos reservados.