Os alimentos integrais emagrecem?


Alimentos integrais são alimentos que não passam por nenhum processo de refinação, dessa forma mantêm as suas propriedades nutricionais, como as vitaminas, minerais e fibras, com grande benefício à saúde.


Mas será que os alimentos integrais emagrecem?


Tudo o que seja consumido em excesso, não terá benefício para o emagrecimento, logo os alimentos devem ser consumidos com conta, peso e medida!


Os alimentos integrais, na sua forma original, contêm grande quantidade de fibras, que são nutrientes que absorvem a água formando uma espécie de gel no estômago, ficando lá por mais tempo, causando a sensação de saciedade rapidamente. Com isso, sentimos menos fome e, consequentemente, comemos menos. Além disso, para quebrar a fibra é necessário mastigá-la mais vezes, o que facilita a digestão e maior aproveitamento dos nutrientes. Estes alimentos ainda melhoram o trânsito intestinal, logo ajuda no menor inchaço abdominal.


Os alimentos integrais oferecem outros benefícios para a sua saúde, pela riqueza em fibras, baixam os níveis de colesterol LDL, prevenindo doenças cardiovasculares. Os níveis de açúcar também são equilibrados, pois a liberação da glicose torna-se mais lenta e constante. Uma boa ingestão de fibras diárias diminui a incidência de hemorroidas, diverticulite e alguns cancros.


Mas como os alimentos integrais absorvem bastante água, é necessário ingerir mais quantidade de água, caso contrário poderá surgir prisão de ventre.


Muitas pessoas confundem alimentos integrais com alimentos light. Contudo, são completamente distintos. Os integrais possuem a mesma quantidade de calorias que os refinados, sendo que alguns até possuem mais. A principal diferença está nos níveis de vitaminas, minerais e fibras que podem ser encontrados neles. E atenção a alguns produtos processados ditos “integrais”, como por exemplo, bolachas! No rótulo, vem descrito como integrais, pela riqueza em fibras, mas muitas vezes, vem associado um elevado teor de gorduras e açúcar. Por isso, opte por alimentos integrais, sem qualquer processamento, como, por exemplo, o pão com farinhas integrais ou o arroz integral.


Apesar dos alimentos integrais terem inúmeros benefícios, e ajudar no controlo do apetite e da saciedade, como qualquer outro alimento, não exagere o seu consumo. Consuma nas porções adequadas a si e verá o peso a descer na balança!




Por: Milene Celestino: Nutricionista do clube de saúde Kalorias Montijo, membro efetivo da Ordem dos Nutricionistas nº 1154N.


50 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Faça parte da nossa lista de emails.

Escolha a(s) newsletter(s) que gostaria de receber:

  • Branca Ícone Instagram
  • Branca Ícone LinkedIn

© 2021 KALORIAS - Todos os direitos reservados.