Os Mitos da Fruta

São muitas as questões que se levantam quando se fala a cerca da fruta, principalmente quando a este tema se junta também a perda de peso. Muitas vezes ouvimos afirmações e questões como:

“Mas a fruta engorda, tem muito açúcar!”

“Mas só posso comer no máximo 2 peças por dia, certo?”

“Sempre que comer a fruta tenho que juntar com uma bolacha, não é?”

Ou

“Não se pode comer fruta a seguir à refeição porque engorda!”


A verdade é que todas estas questões e afirmações não passam de mitos, muitas vezes popularizados pelos próprios profissionais de saúde de forma errada, e que devem ser desmistificados de uma vez por todas.

Qualquer alimento, seja ele mais ou menos processado, mais ou menos saúdável, se consumido numa elevada quantidade pode favorecer o aumento da ingestão calórica diária, levando ao ganho de peso. Por isso não é justo dar uma conotação negativa à fruta neste aspeto, até porque o seu aporte calórico também é relativamente baixo.


E não é, de todo, a fazermos restrição de fruta que vamos conseguir alcançar a tão desejada ‘Alimentação Saudável e Equilibarda’.


O facto é que as frutas são uma absoluta riqueza a nível nutricional, tendo na sua composição minerais (ex: potássio, zinco,cálcio) e vitaminas, especialmente a vitamina C, que são de extrema importância para a boa manutenção da nossa saúda. Além disso, são uma excelente fonte de fibra, podendo contribuir bastante para o aumento da saciedade ao longo do dia. O que ajuda muito, por exemplo, quem está a tentar perder peso. Por isso as recomendações actuais da OMS, apotam para um consumo de pelo menos 400 gr de Hortofrutículas por dia.


E quando se fala que a fruta não pode ser consumida isoladamente, é um premissa desde sempre errada e que deve ser desmistificada. Comer 1 ou 2 peças de fruta isoladamente como snack é completamente válido para uma pessoa saudável e não vai disparar os níveis de glicose no sangue. Quando se come fruta com bolachas, por exemplo, o que acontece é que é fruta que vai ajudar a diminuir o aumento da glicose provocado pela bolacha, e não o contrário.


A fruta pode e deve ser consumida a qualquer altura do dia, incluíndo após a refeição, se assim nos apetecer. Porque uma peça de fruta tem exactamente as mesmas calorias e o mesmo impacto na nossa alimentação diária, seja ela consumida antes ou após uma refeição ou como um snack a meio da tarde ou da manhã. Nenhum alimento ganha calorias ou engorda consoante o horário e altura do dia em que é consumido.


Como tal, coma Fruta diáriamente, a sua saúde agradece!


Referências Bibliográficas:

Direção Geral de Saúde: https://www.dgs.pt/upload/membro.id/ficheiros/i008721.pdf

Associação Portuguesa de Nutrição: https://www.apn.org.pt/documentos/ebooks/AW_EBook_ColherSaber.pdf


Por: Anita Martins, Nutricionista do clube de saúde Kalorias Expo, membro efetivo da Ordem dos Nutricionistas.

55 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Faça parte da nossa lista de emails.

Escolha a(s) newsletter(s) que gostaria de receber:

  • Branca Ícone Instagram
  • Branca Ícone LinkedIn

© 2021 KALORIAS - Todos os direitos reservados.