top of page

Os Mitos da Fruta

São muitas as questões que se levantam quando se fala a cerca da fruta, principalmente quando a este tema se junta também a perda de peso. Muitas vezes ouvimos afirmações e questões como:

“Mas a fruta engorda, tem muito açúcar!”

“Mas só posso comer no máximo 2 peças por dia, certo?”

“Sempre que comer a fruta tenho que juntar com uma bolacha, não é?”

Ou

“Não se pode comer fruta a seguir à refeição porque engorda!”


A verdade é que todas estas questões e afirmações não passam de mitos, muitas vezes popularizados pelos próprios profissionais de saúde de forma errada, e que devem ser desmistificados de uma vez por todas.

Qualquer alimento, seja ele mais ou menos processado, mais ou menos saúdável, se consumido numa elevada quantidade pode favorecer o aumento da ingestão calórica diária, levando ao ganho de peso. Por isso não é justo dar uma conotação negativa à fruta neste aspeto, até porque o seu aporte calórico também é relativamente baixo.


E não é, de todo, a fazermos restrição de fruta que vamos conseguir alcançar a tão desejada ‘Alimentação Saudável e Equilibarda’.


O facto é que as frutas são uma absoluta riqueza a nível nutricional, tendo na sua composição minerais (ex: potássio, zinco,cálcio) e vitaminas, especialmente a vitamina C, que são de extrema importância para a boa manutenção da nossa saúda. Além disso, são uma excelente fonte de fibra, podendo contribuir bastante para o aumento da saciedade ao longo do dia. O que ajuda muito, por exemplo, quem está a tentar perder peso. Por isso as recomendações actuais da OMS, apotam para um consumo de pelo menos 400 gr de Hortofrutículas por dia.


E quando se fala que a fruta não pode ser consumida isoladamente, é um premissa desde sempre errada e que deve ser desmistificada. Comer 1 ou 2 peças de fruta isoladamente como snack é completamente válido para uma pessoa saudável e não vai disparar os níveis de glicose no sangue. Quando se come fruta com bolachas, por exemplo, o que acontece é que é fruta que vai ajudar a diminuir o aumento da glicose provocado pela bolacha, e não o contrário.


A fruta pode e deve ser consumida a qualquer altura do dia, incluíndo após a refeição, se assim nos apetecer. Porque uma peça de fruta tem exactamente as mesmas calorias e o mesmo impacto na nossa alimentação diária, seja ela consumida antes ou após uma refeição ou como um snack a meio da tarde ou da manhã. Nenhum alimento ganha calorias ou engorda consoante o horário e altura do dia em que é consumido.


Como tal, coma Fruta diáriamente, a sua saúde agradece!


Referências Bibliográficas:


Por: Anita Martins, Nutricionista do clube de saúde Kalorias Expo, membro efetivo da Ordem dos Nutricionistas.

79 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page