top of page
  • KALORIAS

Importância de planear as suas refeições

O planeamento das refeições é um conceito cada vez mais popular, principalmente entre pessoas muito ocupadas e que procuram refeições mais saudáveis, uma vez que economizam tempo e controlam as porções ingeridas. Como determina o que comer com antecedência, a preparação das refeições leva a escolhas mais nutritivas.

Existem várias maneiras de preparar as refeições, de modo a não passar tanto tempo na cozinha. Cada um deve encontrar a forma que mais se adequa a si.

  • Refeições preparadas com antecedência, podem ser refrigeradas e reaquecidas na hora da refeição. Isto é particularmente útil para quando se chega do trabalho à hora de jantar.

  • Cozinhar em quantidades elevadas de uma receita específica e, em seguida, dividi-la em porções individuais para serem congeladas e comidas nos próximos dias ou semanas. Um exemplo prático e saudável, é a confeção de sopa.

  • Preparar refeições frescas e distribuí-las em porções individuais (marmitas) para serem refrigeradas e consumidas nos próximos dias. É bastante útil para almoços no local de trabalho.

  • Preparar, com antecedência, ingredientes necessários para determinadas refeições ou receitas, como forma de reduzir o tempo de confeção na cozinha. Higienizar e cortar vegetais, cozer arroz integral, demolhar leguminosas, marinar carne ou peixe, são exemplos de preparação de alimentos para as suas refeições.

Todo este planeamento é fundamental, pois ajuda a manter uma alimentação saudável. Isto aplica-se tanto para as refeições principais (almoço e jantar), como para os pequenos-almoços e lanches (da manhã e da tarde). Poderá também fazer um menu semanal de forma a ter todas as refeições definidas. Escolha um dia da semana para elaborar esse planeamento de refeições. Procure envolver também as crianças nestas tarefas de planeamento da alimentação familiar e ensiná-las a escolher as opções alimentares mais saudáveis.


Seja prático e consistente, planeie e organize as suas refeições. Irá alimentar-se de forma muito mais saudável, irá poupar tempo, evitar o desperdício alimentar e manter o foco nos seus objetivos.



REFERÊNCIAS:

How to Meal Prep - A Beginner's Guide: www.healthline.com

Vamos pôr a alimentação saudável em casa: www.nutrimento.pt (SNS e DGS)



Por: Milene Celestino: Nutricionista do clube de saúde Kalorias Montijo, membro efetivo da Ordem dos Nutricionistas nº1154N

347 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page