Entre as dez principais causas de mortalidade nos países desenvolvidos estão as doenças crónicas não transmissíveis, das quais se destacam as doenças cardiovasculares. O impacto dessas doenças na saúde pública tem estimulado diversas pesquisas com o intuito de investigar os principais fatores de risco associados. Esses fatores revelam influência na circulação sanguínea, na distribuição do oxigénio aos tecidos, bem como no stresse oxidativo e na inflamação dos tecidos.
A adoção de escolhas alimentares saudáveis representa um importante fator protetor nas doenças cardiovasculares. Dentro dessas escolhas alimentares, destacam-se os alimentos ricos em polifenóis, que são substâncias químicas produzidas pelas plantas, com um elevado poder antioxidante. Podem distinguir-se, por exemplo, os flavonoides, resveratrol e procianidina. Assim, se variar as várias fontes alimentares de polifenóis, vai potenciar um consumo dos variados compostos e, consequentemente, tirar o melhor benefício para a saúde.
Frutas como a maçã, a ameixa, a amora, o mirtilo e o morango são particularmente ricas em polifenóis, podendo encontrar-se nestes alimentos uma grande variedade destas substâncias, tais como resveratrol, procianidina e flavonoides. Legumes como a beterraba, o repolho, a couve-flor, a couve branca, o espinafre, a cebola, o alho e o tomate, apresentam altos teores em polifenóis. O vinho tinto é particularmente rico em resveratrol, um polifenol presente em alimentos como a uva e outras frutas de casca escura. Um dos ingredientes mais valiosos do chá verde são os flavonoides. A curcuma (açafrão da Índia) apresenta a curcumina que é o polifenol responsável pela sua cor alaranjada. Para melhorar a sua biodisponibilidade, inclua nos seus cozinhados, a pimenta preta. O café também é um dos alimentos ricos em polifenóis. As ervas aromáticas apresentam um teor significativo de polifenóis, destacando-se os orégãos, a salsa, o tomilho, o alecrim e o manjericão. O cacau é mais um alimento de origem vegetal nutricionalmente muito rico em polifenóis.
Como existe uma grande variedade de fontes de polifenóis, ao variar a sua alimentação, facilmente conseguirá adquirir todos os benefícios destes compostos!
Fonte:
Por: Milene Celestino: Nutricionista do clube de saúde Kalorias Montijo, membro efetivo da Ordem dos Nutricionistas nº 1154N.
Comentarios