Porque as dietas falham?

80% das dietas falham. Mas porquê?


Um erro comum é a maior valorização dos alimentos e não das calorias que lhe estão associadas O balanço energético negativo (ingestão energética (calorias) mais baixo do que o gasto energético) é a fórmula do emagrecimento. Alimentos da moda se provocarem um aumento de ingestão calórica (balanço energético positivo), não irão dar quaisquer benefícios. Aveia, batata-doce, quinoa,… não são o foco, nem dietas isentas de glúten e lácteos, por exemplo. Foque-se em evitar fast-food, o tabaco, o sedentarismo e o stress. Foque-se em ter um estilo de vida saudável – optar por alimentos saudáveis (pouco ou nada processados, com o mínimo de açúcar possível e com boas gorduras), beber muita água e praticar exercício físico.


A rapidez com que queremos perder peso também é um fator a ter em conta. Da mesma maneira que o aumento de peso é gradual (salvo algumas exceções e patologias específicas), o emagrecimento deve levar igualmente o seu tempo. O mercado está “carregado” de promessas de dietas que levam a perdas de peso rápidas. No entanto, a melhor forma de emagrecer é lentamente, de modo a preservar o máximo de massa muscular e manter os níveis hormonais, ou seja, com menor impacto no metabolismo. Mais do que fazer uma dieta “milagrosa”, é importante reeducar a sua alimentação, mantendo uma alimentação saudável para o resto da vida, caso contrário irá recuperar novamente os quilos que perdeu.


Assim, mais do que testar as dezenas (ou centenas) de dietas disponíveis, é importante mudar mentalidades. Estudos demonstraram um aumento da eficácia do programa de emagrecimento quando a dieta é acompanhada com a orientação psicológica. Não podemos querer mudar o nosso corpo e emagrecer “para sempre”, se não mudamos a nossa forma de pensar. Um equilíbrio entre o corpo e a mente traz resultados satisfatórios e, claro, duradouros.


Por: Ana Dias: Nutricionista do clube de saúde Kalorias Gaia, membro efetivo da Ordem dos Nutricionistas nº2594N.

117 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Faça parte da nossa lista de emails.

Escolha a(s) newsletter(s) que gostaria de receber:

  • Branca Ícone Instagram
  • Branca Ícone LinkedIn

© 2021 KALORIAS - Todos os direitos reservados.