top of page
  • KALORIAS

Qual a quantidade ideal de água a ingerir por dia?

O consumo regular de água é fundamental para a saúde e bem-estar. Somos constituídos essencialmente por água, mais de 60% do organismo, sendo por isso essencial à vida.



A água é a principal constituinte celular, serve de meio de transporte dos nutrientes e está envolvida em todas as reações metabólicas do organismo. Também controla a temperatura corporal, promove o excelente desempenho físico, lubrifica as articulações, contribui para preservar a elasticidade da pele, protege os tecidos e órgãos, colabora para um ótimo funcionamento cognitivo e bom estado de humor, limpa o organismo através da eliminação de impurezas, regula o trânsito intestinal e permite a regulação do apetite.


Na roda dos alimentos, a água encontra-se no centro, não só para promover a ingestão regular e em quantidades adequadas, como também porque é um componente essencial de todos os alimentos.


Existem situações em que as necessidades de água estão aumentadas, como nos meses de verão, pela elevação da temperatura ambiental, quando a atividade física aumenta, pela perda de líquido através do suor e em situações clínicas como febre, vómitos e diarreia. Em estado de desidratação, poderão ocorrer sintomas como dores de cabeça, cansaço, afetando também a capacidade concentração e memória.


Na tabela, estão as quantidades diárias médias recomendadas:


Todos os dias, beba a quantidade de água adequada para adquirir todos os benefícios para a sua saúde.


REFERÊNCIAS: https://www.apn.org.pt/ https://nutrimento.pt/


Por: Milene Celestino - Nutricionista do clube de saúde Kalorias Montijo, membro efetivo da Ordem dos Nutricionistas nº1154N.

1.092 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page