Qual a quantidade ideal de água a ingerir por dia?

O consumo regular de água é fundamental para a saúde e bem-estar. Somos constituídos essencialmente por água, mais de 60% do organismo, sendo por isso essencial à vida.



A água é a principal constituinte celular, serve de meio de transporte dos nutrientes e está envolvida em todas as reações metabólicas do organismo. Também controla a temperatura corporal, promove o excelente desempenho físico, lubrifica as articulações, contribui para preservar a elasticidade da pele, protege os tecidos e órgãos, colabora para um ótimo funcionamento cognitivo e bom estado de humor, limpa o organismo através da eliminação de impurezas, regula o trânsito intestinal e permite a regulação do apetite.


Na roda dos alimentos, a água encontra-se no centro, não só para promover a ingestão regular e em quantidades adequadas, como também porque é um componente essencial de todos os alimentos.


Existem situações em que as necessidades de água estão aumentadas, como nos meses de verão, pela elevação da temperatura ambiental, quando a atividade física aumenta, pela perda de líquido através do suor e em situações clínicas como febre, vómitos e diarreia. Em estado de desidratação, poderão ocorrer sintomas como dores de cabeça, cansaço, afetando também a capacidade concentração e memória.


Na tabela, estão as quantidades diárias médias recomendadas:


Todos os dias, beba a quantidade de água adequada para adquirir todos os benefícios para a sua saúde.


REFERÊNCIAS: https://www.apn.org.pt/ https://nutrimento.pt/


Por: Milene Celestino - Nutricionista do clube de saúde Kalorias Montijo, membro efetivo da Ordem dos Nutricionistas nº1154N.

1,067 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Faça parte da nossa lista de emails.

Escolha a(s) newsletter(s) que gostaria de receber:

  • Branca Ícone Instagram
  • Branca Ícone LinkedIn

© 2021 KALORIAS - Todos os direitos reservados.