top of page

Propriedades da Quercetina

Quercetina é um flavonoide natural extraído das plantas com muita facilidade. Esta substância consiste num pigmento vegetal com ação antioxidante e anti-inflamatória, conhecido por fortalecer a imunidade e auxiliar na prevenção de doenças.



Pertencente ao grupo dos antioxidantes, é responsável pela pigmentação de várias frutas e vegetais, sendo fundamental para o funcionamento do corpo. Tem um forte poder anti-inflamatório (sendo usada para aliviar dores) e também é ótima para o combate de alergias, tanto alimentares quanto respiratórias. Ajuda a prevenir problemas cardiovasculares, evita a formação de coágulos pelo seu efeito anti trombótico.


Em geral, os alimentos de coloração muito forte são ricos em quercetina. Para consumir esta substância, basta dar preferência aos vegetais, como cebola, maçã, brócolos, alcaparras, uvas, limão e pimento amarelo. Todos estes alimentos são fontes de flavonoides e devem fazer parte da sua dieta no dia-a-dia.


Na natureza tem efeito protetor das plantas contra os raios UV (ultravioleta), para além de eliminar bactérias e vírus, todas estas propriedades também têm ação no corpo humano.



Por: Maria Carlos Marcelo: Nutricionista do clube de saúde Kalorias Seixal, membro efetivo da Ordem dos Nutricionistas nº1657N.

24 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page