top of page

Sopa, boa para comer a qualquer hora do dia.

Sopa, dos alimentos mais reconfortantes e mais ricos a nível nutricional que comemos. De Inverno sabe muito bem uma sopa quentinha, de verão podemos comer sopas frias com sabores frescos que ajudam a aguentar melhor os dias quentes.

Sopa, deve ser sempre servida no início do almoço e do jantar, segundo as regras da alimentação saudável e segundo a nossa cultura, mas também pode ser um ótimo pequeno-almoço, um excelente meio da manhã, um bom lanche e quem sabe uma excelente ceia para irmos para a cama confortáveis.


Sopa, tem como base legumes variados, água, azeite, sal e ervas aromáticas ou especiarias.


Pode fazer uma sopa mais ligeira sem hidratos de carbono (batata branca, batata-doce, arroz, massa, leguminosas), pode fazer uma sopa mais nutritiva com hidratos de carbono na base, pode fazer uma sopa com algum teor de proteína (coloque uma porção de carne, peixe ou ovo), triture tudo e faça um bom creme ou coloque a proteína aos pedaços na sopa se sente necessidade de mastigar, pode fazer uma boa sopa e adicionar um topping de sementes ou frutos gordos, pode fazer uma sopa fria em 5 minutos no seu liquidificador, pode fazer uma sopa para comer vários dias da semana, pode fazer sopa e congelar em doses individuais, pode fazer sopa e, … . Como vê a sopa é dos alimentos mais versáteis que existe e que deve ter sempre em sua casa, pois para além de ser um bom alimento pode e deve ser comida a qualquer hora do dia.


Ao fim-de-semana prepare uma ou várias sopas, guarde no frigorífico, congele, …, pois assim tem a certeza que durante uns dias esse alimento estará presente nas suas refeições e pode mesmo levá-la consigo para qualquer lado. Já pensou que pode ser dos pequenos-almoços mais rápidos de preparar? É só aquecer e juntar um ovo cozido por exemplo. Também pode ser um excelente meio da manhã ou lanche, uma sopa quentinha com semente ou frutos secos picados em quantidades moderadas. E uma sopa na ceia, antes de ir para a cama? Muito melhor que bolachas sem glúten e sem açúcar, xpto, que custam caro no supermercado e que só tem ingredientes sem qualquer valor nutricional.


Sopa: legumes variados, água de boa qualidade, sal de qualidade em quantidade moderada, ervas aromáticas ou especiarias a gosto e azeite de boa qualidade na quantidade certa e que deve ser adicionado no final da confeção ou no prato na hora de servir. Em Portugal tem tudo isto, não há desculpas, comece hoje mesmo a pensar onde pode introduzir sopa nas suas refeições diárias.


Começamos amanhã ao pequeno-almoço?


Sopa de legumes e ovo mexido ou creme de legumes e um queijo fresco. Que tal?


Aguardamos o vosso feedback.


Por: Ema Mateus Roupa, Nutricionista do Clube de Saúde Kalorias Sines e Santiago do Cacém, membro efetivo da Ordem dos Nutricionistas nº0702N.

214 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page