top of page

Tomilho como Composto Antioxidante

Antes de falarmos da importância dos antioxidantes é importante explicar brevemente o que é a oxidação.


A oxidação ou stress oxidativo é um processo que ocorre no nosso organismo de modo frequente. Esse processo usa oxigénio e tem como consequência a formação de radicais livres. Estes radicais livres têm capacidade de causar danos nas células e podem acelerar o envelhecimento celular. Assim, um desequilíbrio entre a produção e eliminação destes radicais terá consequências negativas para as nossas células. No entanto, o nosso corpo está preparado para “combater” a formação destes compostos e evitar estes danos.


Como o nome indica, os compostos antioxidantes têm a capacidade de “anular” os efeitos prejudiciais dos radicais livres e, desta forma, proteger as nossas células. Assim, aquilo que comemos desempenha um papel fundamental neste processo. A maior parte dos antioxidantes são vitaminas e/ou minerais (que atuam como co-fatores destas reações) e portanto uma alimentação variada e rica em frutas e legumes, por exemplo, poderá contribuir para otimizar este processo.


Além de vitaminas e minerais estão a ser identificados mais compostos, como os fenólicos, com esta capacidade “inibidora” da ação dos radicais livres. Nomeadamente eugenol, timo e carvacrol - três substâncias presentes em especiarias como o tomilho e o manjericão. Além desta ação no organismo, a utilização destes condimentos tem sido altamente promovida como substitutos da adição de sal e/gorduras nas confeções.


 

Referências bibliográficas:

1- ATIVIDADE ANTIOXIDANTE, COMPOSTOS FENÓLICOS TOTAIS E TRIAGEM FITOQUÍMICA DE ERVAS CONDIMENTARES DESIDRATADAS - Juarez Henrique Teixeira GONÇALVES 2 Adriana Suellen SANTOS

2- ACOSTA-MONTOYA, Ó. et al. Phenolic content and antioxidant capacity of tropical highland blackberry (Rubus adenotrichus Schltdl.) during three edible maturity stages. Food Chemistry, Oxford, v. 119, n. 4, p. 1497-1501, 2010


 

Por: Adriana Roque: Nutricionista do clube de saúde Kalorias Linda-a-Velha, membro efetivo da Ordem dos Nutricionistas nº3639N ( adrianaroque@kalorias.com ).

132 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page