top of page

Laticínios, qual a melhor altura para os fazer?

Desde sempre nos foi incutido a toma de lacticínios, desde o início das nossas vidas – com a introdução do colostro – o conhecido leite mamário, e logo de seguida o leite de vaca. Este leite de origem animal é uma excelente fonte proteica de fácil acesso e que, normalmente, todos nos gostamos.



No entanto, existem cada vez mais controvérsias em relação a este assunto. Ou pela intolerância às proteínas do leite ou pela própria digestão da lactose ou pela reação alérgica que provoca ou até mesmo pelo simples facto de existir uma sensibilidade cada vez que se consome um produto que tanto pode ser queijo como leite ou iogurte. Fala-se também do facto da lactose em si ser considerada um componente pró-inflamatório o qual aumenta o processo inflamatório e contribui para a redução do sistema imunológico.

Se for um destes casos, deve evitar estes produtos ou trocá-los para a opção sem lactose ou hidrolisada. Caso contrário, se não sofre de nenhum desconforto ou de alguma patologia associada e se segue um estilo de vida saudável (com a prática de exercício físico regular, alimentação e sono adequados) poder-se-ão consumir pequenas quantidades de lacticínios, principalmente fermentados, desde que não existam reações adversas. Mesmo sabendo que é uma fonte de alto valor proteico e bastante prático, o consumo ideal seria apenas de 1 dose diária.


E qual seria a melhor altura para os fazer?

Após o treino pretende-se que exista uma absorção rápida de proteínas e glícidos para uma boa recuperação e crescimento muscular. Visto que a adição de certas proteínas a hidratos de carbono aumenta a resposta da insulina e os lacticínios são umas dessas proteínas, seria após o treino a opção mais inteligente a fazer. É algo que já se verifica muito, visto que a proteína whey é um produto lácteo e tem um efeito hiperinsulinémico muito acentuado por si só.


Se não houver problemas com estes produtos qualquer lácteo poderá ser uma opção – quanto menor teor de gordura mais rápida será a sua absorção e recuperação muscular – caso existam sensibilidades, deve-se optar pela versão hidrolisada e isolada de proteína whey ou pelos produtos magros sem lactose.


Por: Rita Vistas: Nutricionista do clube de saúde Kalorias Torres Vedras, membro efetivo da Ordem dos Nutricionistas nº 2328N.

220 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page