top of page
  • KALORIAS

Kefir: o probiótico que melhora a sua saúde

O kefir é um leite fermentado produzido por grãos que compreendem uma mistura complexa de leveduras e bactérias A composição nutricional deste alimento é muito variável e depende do leite utilizado, da composição dos grãos utilizados, bem como o tempo de fermentação e condições de armazenamento.



Esta bebida fermentada é um alimento probiótico, o que significa que contém microrganismos vivos que, quando administrados em quantidades adequadas, têm efeitos benéficos para a saúde. Estes efeitos são o resultado de uma grande variedade de compostos bioativos produzidos durante o processo de fermentação e que providenciam benefícios à saúde que vão muito além do seu conteúdo nutricional, designadamente:


- Um potencial efeito antimicrobiano: a ingestão de kefir pode proteger contra infeções, especialmente aquelas que envolvem o trato gastrointestinal. Alguns estudos demonstram que este probiótico pode inibir o crescimento de várias bactérias nocivas, incluindo Salmonella, Helicobacter pylori e E. coli. Adicionalmente o kefir contém kefirano, um tipo de hidrato de carbono que tem propriedades anti bacterianas.


- Um potencial efeito hipocolesterolémico: através diminuição da absorção do colesterol sanguíneo e aumento da sua excreção.


- Melhora a capacidade de regulação da glicose plasmática (níveis de açúcar no sangue).


- Possui propriedades anti-inflamatórias: consequência dos microrganismos e compostos bioativos presentes no kefir que modulam positivamente a composição da microbiota intestinal e consequentemente, o sistema imunológico.


- É fonte de antioxidantes: o kefir é uma fonte natural de compostos antioxidantes e também estimula a atividade de enzimas do sistema antioxidante.


- Possui propriedades anticarcinogénicas: o consumo regular de kefir de leite parece ter efeitos anti carcinogénico no trato gastrointestinal e outros órgãos, como mama e pulmões.


- Apresenta baixo teor de lactose: indivíduos intolerantes à lactose presente no leite e os seus derivados têm baixa atividade intestinal da enzima lactase. O kefir apresenta esta enzima nos seus grãos, e, por isso, durante o processo de fermentação há redução de cerca de 30% do conteúdo de lactose, o que por sua vez torna o produto final mais adequado para indivíduos com intolerância à lactose.


Embora os estudos realizados em seres humanos ainda sejam um pouco escassos, o consumo regular Kefir tem-se mostrado muito benéfico. Este é um excelente alimento para incluir na alimentação diária.



Referências:

Bourrie BC, Willing BP, Cotter PD. The microbiota and health promoting characteristics of the fermented beverage kefir. Frontiers in microbiology. 2016; 7:647.

Rosa DD, Dias MM, Grzeskowiak ÅM, Reis SA, Conceição LL, Maria do Carmo GP. Milk kefir: nutritional, microbiological and health benefits. Nutrition research reviews. 2017; 30(1):82.


Por: Marta Amaral Pinheiro: Nutricionista do clube de saúde Kalorias Braga, membro efetivo da Ordem dos Nutricionistas nº4198N.

147 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page