Kefir: o probiótico que melhora a sua saúde

O kefir é um leite fermentado produzido por grãos que compreendem uma mistura complexa de leveduras e bactérias A composição nutricional deste alimento é muito variável e depende do leite utilizado, da composição dos grãos utilizados, bem como o tempo de fermentação e condições de armazenamento.



Esta bebida fermentada é um alimento probiótico, o que significa que contém microrganismos vivos que, quando administrados em quantidades adequadas, têm efeitos benéficos para a saúde. Estes efeitos são o resultado de uma grande variedade de compostos bioativos produzidos durante o processo de fermentação e que providenciam benefícios à saúde que vão muito além do seu conteúdo nutricional, designadamente:


- Um potencial efeito antimicrobiano: a ingestão de kefir pode proteger contra infeções, especialmente aquelas que envolvem o trato gastrointestinal. Alguns estudos demonstram que este probiótico pode inibir o crescimento de várias bactérias nocivas, incluindo Salmonella, Helicobacter pylori e E. coli. Adicionalmente o kefir contém kefirano, um tipo de hidrato de carbono que tem propriedades anti bacterianas.


- Um potencial efeito hipocolesterolémico: através diminuição da absorção do colesterol sanguíneo e aumento da sua excreção.


- Melhora a capacidade de regulação da glicose plasmática (níveis de açúcar no sangue).


- Possui propriedades anti-inflamatórias: consequência dos microrganismos e compostos bioativos presentes no kefir que modulam positivamente a composição da microbiota intestinal e consequentemente, o sistema imunológico.


- É fonte de antioxidantes: o kefir é uma fonte natural de compostos antioxidantes e também estimula a atividade de enzimas do sistema antioxidante.


- Possui propriedades anticarcinogénicas: o consumo regular de kefir de leite parece ter efeitos anti carcinogénico no trato gastrointestinal e outros órgãos, como mama e pulmões.


- Apresenta baixo teor de lactose: indivíduos intolerantes à lactose presente no leite e os seus derivados têm baixa atividade intestinal da enzima lactase. O kefir apresenta esta enzima nos seus grãos, e, por isso, durante o processo de fermentação há redução de cerca de 30% do conteúdo de lactose, o que por sua vez torna o produto final mais adequado para indivíduos com intolerância à lactose.


Embora os estudos realizados em seres humanos ainda sejam um pouco escassos, o consumo regular Kefir tem-se mostrado muito benéfico. Este é um excelente alimento para incluir na alimentação diária.



Referências:

Bourrie BC, Willing BP, Cotter PD. The microbiota and health promoting characteristics of the fermented beverage kefir. Frontiers in microbiology. 2016; 7:647.

Rosa DD, Dias MM, Grzeskowiak ÅM, Reis SA, Conceição LL, Maria do Carmo GP. Milk kefir: nutritional, microbiological and health benefits. Nutrition research reviews. 2017; 30(1):82.


Por: Marta Amaral Pinheiro: Nutricionista do clube de saúde Kalorias Braga, membro efetivo da Ordem dos Nutricionistas nº4198N.

133 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Faça parte da nossa lista de emails.

Escolha a(s) newsletter(s) que gostaria de receber:

  • Branca Ícone Instagram
  • Branca Ícone LinkedIn

© 2021 KALORIAS - Todos os direitos reservados.